Formação

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Formação

A Direção-Geral da Educação, em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., através do grupo de trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM), tem a cargo o apoio, a dinamização, o acompanhamento e a monitorização do processo de desenvolvimento curricular e profissional relativo aos novos documentos curriculares de Matemática do Ensino Básico, para promoção da aprendizagem matemática.

A definição do modelo de formação contínua de professores de Matemática/professores que ensinam Matemática, em consonância com o documento das Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, respeitará os seguintes princípios: 

  • Respeitar uma relação dialógica entre teoria e prática;
  • Ser contextualizada, centrada na sala de aula, com planificação, realização e reflexão de experiências de ensino nas turmas dos docentes envolvidos; 
  • Incidir tanto na Didática da Matemática como na Matemática relevante para o ensino; 
  • Proporcionar experiências de aprendizagem com outras áreas de saber que explicitamente mobilizem conexões matemáticas; 
  • Valorizar o trabalho colaborativo entre pares; 
  • Apoiar e dar feedback aos docentes ao longo da formação. 

Na estrutura de formação contínua serão envolvidas as instituições de ensino superior que tenham responsabilidade na formação inicial de professores (IES). Tal estratégia poderá ter significativas implicações na atualização da formação inicial e contínua de professores. O plano de capacitação de formadores resultou da articulação entre os Centros de Formação de Associação de Escolas e as instituições de Ensino Superior.

Cronograma:

Para o Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM) é estabelecido o seguinte cronograma:

 

Fases

Datas

Etapas

1.ª Fase A partir de julho de 2021

Conceptualização da formação de professores

Conceptualização e elaboração de recursos pedagógico didáticos que suportem a capacitação de formadores e a consequente formação de formadores

2.ª Fase A partir de outubro de 2021

Desenvolvimento de uma estrutura de formação a nível nacional

3.ª Fase A partir de janeiro de 2022

Formação de formadores

A partir de abril de 2022

Formação de formadores