Kit Pedagógico Romano Atmo (Alma Cigana)

Kit Pedagógico Romano Atmo (Alma Cigana)

Romano Atmo, que na língua romanon significa «Alma Cigana», foi um projeto desenvolvido em alguns países europeus e também em Portugal com a duração de 9 meses. Visou a criação de materiais pedagógicos destinados a sensibilizar crianças e jovens, assim como as suas famílias (comunidade cigana em geral), para a necessidade de usufruir de uma escolaridade obrigatória e para a valorização e divulgação da cultura cigana como forma de preservar a identidade e promover uma melhor inclusão, através da compreensão das semelhanças e diferenças da cultura cigana e da cultura maioritária.

Por outro lado, o projeto teve como finalidade promover a informação e sensibilizar os docentes e restante comunidade educativa para a importância da promoção de um diálogo intercultural, através de um melhor conhecimento sobre aspetos da cultura cigana.

Deste projeto resultou um kit pedagógico composto por quatro pilares, acompanhado por um CD interativo:
1 – «Histórias do povo cigano» residente na Europa, que inclui contos tradicionais ciganos, contados por pessoas da comunidade cigana;
2 – Língua «romanon» (com vista a dar a conhecer a língua); 
3 – Dança cigana - valorização, orgulho e reconhecimento. Coreografia de uma "Rumba";
4 – Curiosidades sobre o vestuário, tradição e hábitos alimentares (pratos tradicionais), tarô cigano, comemorações do Dia Nacional do Cigano, entre outras curiosidades.

Kit para impressão:
Kit pedagógico Romano Atmo [22.6MB, ficheiro .rar]

CD interativo:
CD interativo Romano Atmo [2.2GB, ficheiro .iso]
O CD interativo é composto pelos 4 pilares do kit pedagógico e inclui ainda uma coreografia de rumba que explica passo por passo como se realiza a dança. Desta forma, toda a turma pode participar na mesma ação. Pretende-se valorizar a dança cigana que, para a comunidade cigana, representa não só a sua cultura e história, mas é também uma forma de expressão individual. Podemos dizer que não existe uma dança cigana, mas sim uma forma cigana de dançar. Existirão tantas danças ciganas quantos países onde este povo passou e continua a passar.

O projeto Romano Atmo foi gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações, financiado ao abrigo do Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade. O Instituto das Comunidades Educativas foi parceiro deste projeto no desenvolvimento e na conceção dos materiais para o kit pedagógico. O projeto Romano Atmo decorreu das atividades da AMUCIP - Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas.

Ação de sensibilização/formação para aplicação do kit pedagógico

As escolas interessadas em receber a ação de sensibilização e formação para aplicação do kit pedagógico Romano Atmo podem entrar em contato com a AMUCIP através do endreço de email amucip2015@gmail.com

 

Fonte: Câmara Municipal do Seixal