Está aqui

1 de junho | Dia Mundial da Criança

Content links

1 de junho | Dia Mundial da Criança

A 1 de junho, os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Colares, Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra, comemoraram o Dia Mundial da Criança no Museu da Marioneta de Lisboa (MML), com um conjunto de atividades de onde se destaca o Teatro Dom Roberto. Com um repertório composto por textos de tradição oral, de sabor popular, e com direito a muito improviso,  este tipo de representação muito particular de Teatro de fantoches de luva, integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde 2021.

Esta iniciativa, integrada no Programa de Educação Estética e Artística, Direção-Geral da Educação, em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal, decorreu ao ar livre no claustro do Museu, abrangendo os 131 alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade e 14 adultos que os acompanharam.

O bonecreiro Nuno Pinto, contextualizou historicamente, com uma linguagem adaptada à faixa etária presente, “Os Robertos” e a sua importância na cultura popular portuguesa e internacional. Foram interpretadas duas histórias de cariz popular; a primeira com o título O Castelo dos Fantasmas, adaptado do conto popular João Sem Medo, e a segunda sob o título A Tourada, uma recriação cómica de uma tradição nacional. Estas histórias fazem parte do reportório europeu e são adaptadas a cada contexto cultural. 

Durante toda a apresentação os alunos interagiram sempre de forma muito participativa, demonstrando um grande interesse e entusiasmo. Uma fantástica manhã para estes alunos.