Abuso Sexual em Crianças e Jovens

Content links

Abuso Sexual em Crianças e Jovens

Entre 8 e 18 de março irão decorrer as inscrições para a ação de formação de curta duração (AFCD) Abuso Sexual em Crianças e Jovens.

O abuso sexual de crianças e jovens é uma problemática que ocorre de uma forma transversal, em países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, e que não escolhe situação económica ou condição social. Tem um impacto negativo a curto, médio e longo prazo, não apenas nas vítimas, mas também nas suas famílias e na comunidade em geral.

Os dados indicam uma maior prevalência do abuso sexual no contexto infra familiar, ou seja, perpetrado por pessoas que integram a família da vítima. No entanto, o abuso sexual extrafamiliar, que engloba pessoas que mantêm uma relação de confiança e proximidade com a vítima, bem como aquelas que estabelecem um contacto online, tem também uma expressão significativa. 

A escola é, por excelência, o contexto onde as crianças e jovens mais tempo passam, e é, também, muitas vezes, um contexto especialmente securizante para aqueles que experienciam uma situação de maior vulnerabilidade. É, por isso, fundamental promover uma maior consciencialização dos profissionais que trabalham neste contexto para a problemática do abuso sexual, procurando capacitá-los em caso de uma eventual suspeita ou revelação. Ao mesmo tempo, devem ser identificadas respostas que visem a criação de uma cultura de proteção e cuidado, numa lógica preventiva.

Aceda a informação completa para inscrições na ação de formação de curta duração.