Está aqui

Equipa de estudantes portugueses ganha medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO 2016)

Content links

Equipa de estudantes portugueses ganha medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO 2016)

Uma das duas equipas portuguesas que representaram Portugal na 14.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia, que se realizou, de 07 a 14 de maio, em Tartu, na Estónia, conquistou uma medalha de ouro.

Num total de 48 equipas de 23 países foram atribuídas 5 medalhas de ouro, tendo a equipa portuguesa medalhada conquistado o segundo lugar.

A equipa medalhada era composta pelos alunos Luís Miguel Costa e Silva (Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto), Guilherme Vilela Alves (Agrupamento Escolas Nuno Alvares, Castelo Branco) e Raul Pombo Monteiro (Agrupamento Escolas Nuno Alvares, Castelo Branco).

Portugal foi também representado pela equipa composta pelos alunos Maria Matilde Soares da Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), Rodrigo Leal Rosmaninho (Colégio Nossa Senhora da Assunção, Anadia) e Constança Silva Albuquerque (Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa), os quais obtiveram medalha de bronze. Os estudantes realizaram provas experimentais sobre conteúdos de Biologia, Química e Física. Pretendeu-se testar as capacidades dos alunos na resolução de problemas científicos, bem como capacidades de natureza processual.

A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências. Esta competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.

A organização da participação portuguesa na EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.

A duas equipas que representaram Portugal na EUSO-2016 foram selecionadas numa prova decorreu no dia 5 de dezembro, de 2015, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL).

Os alunos foram acompanhados à competição na Estónia pelos seguintes professores:

Isaura de Jesus Vieira – Coordenadora Nacional da EUSO (Direção-Geral da Educação)

Célia Henriques – Mentora da Física (Sociedade Portuguesa de Física- FCT/UNL)

Joana Capucho – Mentora da Biologia (Ordem dos Biólogos - Esc. Sec. Fernando Lopes Graça)

Maria das Dores Ribeiro da Silva – Mentora da Química (Sociedade Portuguesa de Química- Faculdade de Ciências – Universidade do Porto)

Estes alunos foram preparados cientificamente na área de Química pelos professores Eurico Cabrita e João Carlos Lima da FCT-UNL, na área da Física pela professora Célia Henriques da FCT-UNL, e na área da Biologia pelo Doutor José Matos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), pela professora Joana Capucho da ESFLG e pelo professor Sérgio Filipe da FCT-UNL. Os professores das escolas dos alunos colaboraram igualmente nesta preparação.

A Direção-Geral da Educação felicita os alunos e todos os que colaboraram para que a obtenção deste resultado fosse possível.

Mais informações sobre esta competição em:

http://euso2016.ee/