Está aqui

Desporto Escolar e Desporto Federado cada vez mais próximos

Content links

Desporto Escolar e Desporto Federado cada vez mais próximos

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acabam de assinar um protocolo que aproxima o desporto federado e o desporto escolar. Esta aproximação passa, por exemplo, pela promoção de eventos, estágios e competições desportivas conjuntas.

No âmbito deste protocolo, assinado esta sexta-feira na "Cidade do Futebol", haverá também condições especiais para a participação das escolas em competições da FPF, nomeadamente através de isenção de taxas nas competições da Federação e da oferta de bilhetes às escolas para jogos de futebol.

Este protocolo visa o aumento da prática desportiva, o sucesso educativo e o combate ao abandono escolar com base no desenvolvimento do Futebol no meio escolar, masculino ou feminino, nas suas diferentes variantes.

Deste modo, sai reforçada uma visão do "Desporto ao Longo da Vida", com o Desporto Escolar na base (o mais capaz de detetar novos talentos/próximos atletas olímpicos), bem como sai valorizada a atividade física e a Educação Física como áreas estruturantes do ensino e do desenvolvimento harmonioso dos alunos.

Este protocolo potencia, assim, uma visão integrada do desporto, que passa pela maior articulação da oferta desportiva escolar com a de outros subsistemas – federado e universitário – e com o projeto olímpico, uma mais-valia potenciada pelo facto do Desporto estar, agora, sob a tutela do Ministério da Educação.

Ao abrigo deste protocolo, há ainda um incremento da formação conjunta de professores na área do Futebol, bem como da formação conjunta de alunos, especificamente para assumirem a competência de árbitro.

O Ministro da Educação e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol também visitaram a "Cidade do Futebol" e evidenciaram a importância do protocolo assinado. Declarações disponíveis em www.fpf.pt e em http://desportoescolar.dge.mec.pt - que podem ser utilizadas.

Desporto Escolar em números:

- No âmbito do Programa do Desporto Escolar (PDE), coordenado pela Direção-Geral da Educação, o Ministério da Educação proporciona a prática desportiva e a competição regular de mais de 37 modalidades desportivas, a cerca de 185 mil crianças e jovens de todos os níveis de ensino, em todas as escolas públicas do país.

- O Plano de Desporto Escolar estabeleceu já parcerias com 18 Federações Desportivas, vocacionadas para o alargamento da oferta das respetivas modalidades, designadamente através da formação contínua de professores. Nos últimos três anos letivos foram já certificados cerca de 3000 professores de educação física (cerca de 50% do total).

Lisboa, 29 de abril de 2016