Dia Mundial do Sono

Content links

Dia Mundial do Sono

Comemora-se, no dia 15 de março de 2024, o Dia Mundial do Sono.

Desenvolvido pela World Sleep Society, o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, celebra-se em 2024 no dia 15 de março, sob o lema ‘Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global’. Esta celebração anual tem como objetivo sensibilizar o público para a importância do sono na saúde humana, porque, de acordo com a World Sleep Society, “continuam a existir claras diferenças na higiene do sono entre a população mundial, criando desafios adicionais e acentuando as desigualdades em termos de saúde”.

Neste âmbito, o Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Universidade de Coimbra (CNC-UL), irá desenvolver uma série de iniciativas, das quais destacamos:

Dia 15 de março, o lançamento de um concurso de vídeo;
Dia 16 de março, lançamento de uma série com 5 animações sobre a importância do sono – divulgados, em simultâneo, em 3 locais de 3 cidades portuguesas: Porto (Planetário), Coimbra (UC-Exploratório) e Lisboa (Pavilhão do Conhecimento).

Ainda no dia 15 de março de 2024 e no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Sono, realizar-se-ão as “1.as Jornadas Alerta Sono”, organizadas pela Unidade Local de Saúde do Nordeste e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Este evento tem como destinatários profissionais, docentes e estudantes e todos os interessados nas temáticas abordadas no âmbito do Sono.

Infografia.

Para mais informações, aceda à página da iniciativa.