Está aqui

1.º Encontro de Embaixadores 21-22 | PEEA

Content links

1.º Encontro de Embaixadores 21-22 | PEEA

Programa de Educação Estética e Artística 

Nos dias 8 e 9 de outubro teve lugar, na Cinemateca Júnior e na Escola Secundária António Damásio (AE S.ta Maria dos Olivais) respetivamente, o 1.º Encontro de Embaixadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) do ano escolar de 2021/2022.  

O primeiro dia do Encontro começou com um momento cultural, de música e poesia, dinamizado pelos embaixadores do PEEA Norte, Rui Campos e Cosme Campinho. Seguiram-se umas breves palavras proferidas pela Dra. Neva Centarola, Diretora da Cinemateca Júnior e pela Dra. Elsa Mendes, Coordenadora do Plano Nacional do Cinema. Em sequência, a Dra. Carla Rosa, Coordenadora do PEEA, apresentou o Programa, reforçando os objetivos, as finalidades e as prioridades do mesmo para o presente contexto educativo. Para finalizar, seguiu-se a intervenção da Dra. Eulália Alexandre, Subdiretora-Geral da Educação.  

Ainda durante a manhã, aconteceram sessões de trabalho entre os embaixadores no âmbito da valorização e contribuição do seu papel para a recuperação e consolidação das aprendizagens, procurando projetar a sua atuação no enriquecimento das experiências de educação através de metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música. 

Após uma visita guiada à exposição permanente da Cinemateca Júnior deu-se início à Ação de Formação de Curta Duração (ACD) Projeta-Me | Caixa de Imagens do Mundo. Um recurso educativo do Programa de Educação Estética e Artística, com a apresentação do Roteiro que consta nos Recursos Educativos inscritos no Plano 21|23 Escola+, Eixo - Recuperar com Arte e Humanidades. 

A embaixadora PEEA | Projetos Especiais, Dra. Gabriela Canavilhas partilhou uma reflexão sobre as atividades realizadas no primeiro dia do Encontro. 

A ACD teve continuidade na Escola Secundária António Damásio com a apresentação e a dinamização de atividades do Recurso Educativo do PEEA, Projeta-Me, que assenta no conceito de caixa, para desenvolver atividades que exploram os domínios da Educação Artística na infância. Acrescente-se que foi entregue a todos os embaixadores/formandos desta ACD, uma caixa protótipo onde se podem encontrar diferentes materiais – desde o Dossier Digital do Projeta-Me, a caixas com transparências, objetos/formas naturais e não naturais e caixa de sons.