Está aqui

5.º Ciclo de conferências de Educação Estética e Artística

Content links

5.º Ciclo de conferências de Educação Estética e Artística

Tondela | 18 de junho | Teatro ACERT
Lisboa | 21 de junho | Centro Ismaili
Portimão | 12 de julho | TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Faça aqui a sua inscrição!

O Ciclo de Conferências de Educação Estética e Artística “O papel da escola na fruição dos universos culturais” é uma iniciativa promovida pela Direção-Geral da Educação (DGE) - Equipa de Educação Artística (EEA), em parceria com diversas instituições culturais e autarquias. Este Ciclo de conferências visa, fundamentalmente, refletir sobre a maneira como a escola pode ensinar as diferentes formas de arte, investindo as crianças e os jovens de saberes para a fruição dos vários universos culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo e também promover um debate alargado sobre a educação e a arte no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA).

O Programa centra-se em torno de três linhas de orientação, a saber:

•    Desenvolvimento curricular em artes: metodologias e práticas - reflexão sobre os processos de aprendizagem.
•    A formação de docentes: lógicas e modelos.
•    Articulação entre a Educação e a Cultura: O binómio escola / instituições culturais - uma sinergia dinâmica.

As referidas conferências EEA organizam-se do seguinte modo:

•    Intervenção de um ou de vários especialistas nas áreas da educação, arte e cultura;
•    Testemunhos dos docentes sobre o trabalho realizado nos contextos escolar e cultural;
•    Profissionais das várias instituições culturais e/ou autarquias sobre as implicações que o PEEA teve nos seus contextos profissionais;
•    Intervenção das crianças quando possível.

Neste contexto, realizar-se-ão nos meses de junho (18 e 21) e julho (12) três conferências, respetivamente em:

- Tondela - no Teatro ACERT, com a intervenção do Dr. Laborinho Lúcio e de docentes que integram o PEEA;

Consulte aqui o Programa da Conferência.

- Lisboa - no Salão Nobre do Centro Ismaili - Fundação AGA KHAN, com uma mesa redonda na qual participarão os elementos da Comissão de Honra (CH) do PEEA (Dr. Guilherme d´Oliveira Martins, Professor Marçal Grilo, Dra. Natália Pais, Dra. Maria Emília Brederode Santos, Dr. Laborinho Lúcio), cuja moderação ficará a cargo de Ana Sousa Dias, jornalista. Também será feita, pelo Dr. Guilherme d´Oliveira Martins, uma homenagem em memória do Professor Rui Mário Gonçalves, que também pertenceu à CH. Participarão ainda docentes integrados no PEEA. Como momentos culturais, contaremos com a presença do Grupo INFANT´ARTE do Agrupamento de Escolas de Viseu, música de percussão (bombos), constituído por auxiliares de ação educativa e docentes, no âmbito do PEEA, bem como o coro dos Agrupamentos de Escolas de Caparica e Elias Garcia - Almada e Musicentro- Salesianos de Lisboa. Realizar-se-ão dois workshops a cargo de Richard Frostick, diretor artístico do World Voice do British Council, um dos maiores e mais ambiciosos projetos internacionais de canto no Reino Unido.

Consulte aqui o Programa da Conferência. 

- Portimão – no TEMPO, Teatro Municipal de Portimão - com a intervenção do Dr. Laborinho Lúcio e docentes integrados no PEEA. Estará presente o representante do projeto “Vamos Apanhar o Teatro” (VATe) da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA).

Consulte aqui o Programa da Conferência.

A todos deixamos o convite para a participação!