Está aqui

Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a DGE-PEEA e a Câmara Municipal de Silves

Content links

Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a DGE-PEEA e a Câmara Municipal de Silves

Apresentação PARTe – Projetos Arte e Território

Em Silves, no dia 21 de maio, decorreu nos Paços do Concelho uma cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), da Direção-Geral da Educação, com a Câmara Municipal de Silves. 

Este encontro institucional contou com a presença do Diretor-Geral José Vítor Pedroso e a Presidente da Câmara de Silves Rosa Palma, para a assinatura do protocolo. Também estiveram presentes os Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Silves e de Silves-Sul, o Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves, a Coordenadora e Embaixadora na região do Programa, bem como os professores coordenadores dos vários estabelecimentos de ensino e alunos.

Aproveitando a circunstância, foi ainda apresentado à comunidade o PARTe – Projetos Arte e Território, do PEEA, realizado por quatro turmas, a decorrer no concelho de Silves. A este propósito, foi exibido um vídeo e uma apresentação pelos alunos envolvidos, exemplificando o processo de trabalho dos projetos — pelas turmas do 3.ºA e 4.ºA da Escola EB 2/3 João de Deus, de São Bartolomeu de Messines e turmas do 6.ºC e 6.ºF da Escola EB 2/3 Garcia Domingues, de Silves.

Este projeto, de âmbito transdisciplinar, associa a Arte a aspetos locais de valorização do património natural e histórico-cultural — culminando com uma apresentação à comunidade. O seu objetivo é desenvolver as literacias através de processos para uma maior compreensão do mundo. Partindo de diferentes suportes, que incluem a paisagem e o modo como habitamos o território, pretende-se estimular as aprendizagens através da fruição, a experimentação e a criação em diferentes domínios das linguagens artísticas.