Está aqui

Candidaturas R-A 2022

Content links

Candidaturas R-A 2022

Foi prolongado o prazo de candidatura às Residências Artísticas | R-A 2022.

Os Agrupamentos de Escolas PEEA que pretendam apresentar a sua candidatura ou que ainda não tenham concluído o processo, poderão fazê-lo até às 18h00, do dia 15 de março.

Considerando este alargamento, a divulgação de resultados acontecerá em nova data a definir.

 

As Residências Artísticas (R-A), iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, são destinadas aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Contam com a participação ativa das Autarquias parceiras e decorrem entre março e junho de 2022, em contexto escolar.

Nesta sexta edição das R-A, a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Educação Artística, convida os Agrupamentos de Escolas envolvidos no Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), a apresentar uma candidatura para que possam receber um artista, durante uma semana, numa das suas turmas. Músicos, bailarinos, atores e artistas visuais, oriundos de distintas instituições culturais, propiciarão aos alunos e professores envolvidos experiências culturais e educativas marcantes. A iniciativa culmina numa apresentação pública que permite não só uma visão do processo artístico, mas também o fortalecimento de laços entre a comunidade.

 

01. Calendário 2022

25 de fevereiro
Abertura da Candidatura

Até 11 de março
Envio de candidatura, através do preenchimento do Formulário de Candidatura R-A 2022

De 11 de março a 14 de março
Apreciação e seleção de candidaturas para as R-A

3.ª semana de março 2022
Comunicação dos resultados

21 de março a 30 de junho 2022
Concretização das R-A

 

Até ao momento participaram nas R-A vinte e oito Agrupamentos de Escolas, representando os concelhos de Almada, Barcelos, Cascais, Castanheira de Pera, Freixo de Espada à Cinta, Góis, Idanha-a-Nova, Lisboa, Loulé, Loures, Moimenta da Beira, Moura, Pedrógão Grande, Penela, Sertã, Silves, Sines, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila do Conde e Viseu. 

Através do Programa de Educação Estética e Artística, cerca de 800 alunos receberam nas suas salas de aula os artistas do Organismo de Produção Artística, E.P.E. - OPART (Companhia Nacional de Bailado, Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos), da Orquestra Clássica do Sul, do Teatro Nacional de São João, do Teatro Experimental de Cascais, da MART (Espaço de Projeto, Aprendizagem e Experimentação Artística) e do Conservatório de Música de Loulé.

Este modelo de R-A amplia e reforça a colaboração ativa entre escolas, instituições culturais, autarquias, ministérios e equipas que se aproximam e se desafiam para encontrarem as estratégias, reconhecendo a Arte como um dos pilares da cultura e da sociedade atual.

 

02. Objetivos

Integrar as práticas artísticas no dia a dia dos alunos, desenvolvendo, durante uma semana, experiências culturais e educativas marcantes de criação e fruição artísticas.

Valorizar a arte e a cultura em contexto escolar, reconhecendo a Sensibilidade Estética e Artística como área de competência fundamental para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos.

Promover a articulação artístico-pedagógica numa das áreas artísticas promovidas pelo PEEA - Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, entre Agrupamentos de Escolas, Instituições Culturais e Autarquias.

Estimular, através de uma aproximação à prática artística contemporânea dentro da comunidade escolar, a criatividade e o pensamento crítico que contribuem para dinâmicas pedagógicas mais enriquecedoras.

Valorizar o processo artístico desenvolvido em contexto de sala de aula, articulando o saber do artista em residência com a prática pedagógica do professor titular de turma.

Partilhar o projeto artístico desenvolvido ao longo da R-A com a comunidade educativa numa apresentação pública.

 

03. Condições de participação

A candidatura destina-se aos Agrupamentos de Escolas que reúnam os seguintes requisitos:

1. Estar integrado no PEEA, no ano escolar 2021/2022;

2. Assegurar, integralmente, todas as condições de participação enunciadas na Declaração de Compromisso | AE;

3. Envolver a Autarquia como parceira, nomeadamente, garantindo os requisitos enunciados na Declaração de Compromisso | Autarquia.

Mais informações: Regulamento R-A 2022

 

04. Candidatura

Para participar, o AE deve preencher o Formulário de Candidatura R-A 2022