Está aqui

Guitarra Portuguesa no AE de Sátão

Content links

Guitarra Portuguesa no AE de Sátão

No âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) decorreu no dia 9 de abril, pelas 14 horas, uma iniciativa online, destinada a todo o 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas (AE) de Sátão (Viseu), iniciativa integrada nos projetos de Fruição Artística, na área da Música. Este evento proporcionou aos alunos uma experiência de fruição musical, ainda que à distância, com o músico de guitarra portuguesa Bruno Costa, de Coimbra. Para além do concerto, o artista interagiu com os alunos, comentando as obras interpretadas e a sua vivência como músico.

Esta experiência musical, que se realizou por plataforma de videoconferência, por intermédio de quadros interativos, abrangeu cerca de 327 crianças, em 5 escolas e 39 docentes, entre os quais se contam Professores Titulares de Turma, de Apoio e de Educação Especial. 

Foi por iniciativa dos Embaixadores PEEA do Centro Interior e com a coordenação dos Embaixadores Regional e Local (Viseu), Carlos Pais e Dina Soares, que foi possível concretizar este evento, que em muito fica a dever à disponibilidade de organização da Diretora do AE de Sátão, Helena Castro, assim como da Coordenadora do 1.º ciclo, Angelina Saraiva, e demais docentes deste Agrupamento. A turma do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, com a professora Cristina Figueiredo, realizou o registo audiovisual deste espetáculo para memória futura. Contou ainda, com a participação ativa da autarquia de Sátão, para a disponibilização de equipamentos tecnológicos para a transmissão deste encontro nas escolas de Rãs e de Casal de Cima. A Rádio Alive FM 89.9 FM - Viseu acompanhou e transmitiu em direto o concerto, partilhando com toda a comunidade este momento. 

O Diretor-Geral da Educação José Vítor Pedroso, a coordenadora do PEEA, Carla Rosa e o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Santos, participaram no evento, através de videoconferência, assim como os embaixadores envolvidos que acompanharam o concerto de guitarra portuguesa nas salas de aula com os alunos e a comunidade escolar.