Está aqui

A Natureza das Coisas - Caixa de imagens do mundo

Content links

A Natureza das Coisas - Caixa de imagens do mundo

Para as crianças, neste particular momento em que a vida ao ar livre tem tantas atividades suspensas, colocar a Natureza nas suas vidas é urgente. A Natureza evoca em todos nós a capacidade de nos maravilharmos, de descobrir e aprender, de aguçar os sentidos e alimentar a nossa vida com imagens belas. 

Foi com este propósito que a Equipa de Educação Artística esteve no dia 11 de dezembro, na Escola EB 1 O Leão de Arroios (AE Luís de Camões), em  Lisboa, para realizar o projeto A Natureza das Coisas — Caixa de Imagens do Mundo, uma iniciativa do Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação.

A Natureza das Coisas é um conjunto de ações para a aprendizagem, cujas tarefas são idealizadas a partir da descoberta do mundo natural. 

É mediante a experiência direta com o natural e o apelo ao saber sensitivo e conceptual, próprio das áreas da Educação Artística, que se pretende alcançar a compreensão do mundo e dos seus fenómenos. Deste modo, observar, compreender, organizar, classificar objetos e padrões da natureza indicam estratégias para atingir as Aprendizagens Essenciais, nas diferentes componentes do currículo, do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. 

O contacto com a Natureza e os seus fenómenos é importante para que as crianças aprendam a cuidar do meio envolvente.

A natureza é um bem, que pertence a cada um de nós, mas também é de todos nós, que precisa de ser cuidada e amada.