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O PEEA e o Projeto “Meter água!” – Um projeto sedento de arte

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O PEEA e o Projeto “Meter água!” – Um projeto sedento de arte

O tigre Samuel é capturado, um tubarão fica com medo de um sapo, há algas a dançar e peixes a cantar… Um leão transforma-se em feijão e parte um navio inglês da Doca de São Wentawten com o objetivo de levar o primeiro homem mergulhador ao fundo do mar.

Estas e outras fantasias nasceram a partir da experiência de fruição de cores, formas, texturas de diversos materiais disponibilizados, no âmbito do projeto “Meter água!”, na Escola Básica de Santo Onofre, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, em Caldas da Rainha. A turma A do 4.º ano já iniciara, em setembro, com o apoio sempre imprescindível da Biblioteca Escolar, uma aventura por quadros de Dali, Matisse, Nadir Afonso, Munch, Júlio Pomar e outros mais, onde, imbuída pelo tema aglutinador para os projetos a desenvolver no Agrupamento: “Somos água!”, se lançara ao desafio de encontrar nos quadros este elemento nas suas mais diversas formas. Foram realizadas descrições desses quadros, configurando noções de Português, Matemática, Estudo do Meio e Artes Visuais, e posteriormente oferecidas à turma 4.º B numa versão para ditado visual. Paralelamente, entre os diversos elementos descritos, foram selecionados alguns, que ganharam vida ao serem projetados em grande escala, com o apoio do retroprojetor, dando origem a novos “quadros” (recurso “Projeta-Me| Caixa de Imagens do Mundo”). De imediato, esta experiência foi traduzida em poemas e fantásticas histórias, que logo de seguida, foram lidas para toda a turma. Esta, ao interiorizar o que ouvia e via mover-se no na projeção, deu-lhe também uma nova leitura ao acompanhá-la com a criação de movimentos para expressar os tamanhos, as peripécias, as transformações contadas pelos colegas. 

De seguida, aliando esta experiência à meditação, que estes alunos regularmente fazem, foi efetuada uma visualização em que cada um imaginou um elemento do seu quadro no fundo do mar, a qual após ter sido partilhada em grande grupo, foi o mote inspirador para a coreografia, que esta semana concluíram.

Seguiremos ainda por aventuras musicais, construindo uma canção sobre o mar, explorando com bacias, tubos, canecas e muita, muita água os seus sons…

Esta imersão transdisciplinar no mundo da arte tem estado a facultar a estes alunos um contacto com obras de arte, proporcionando-lhes um olhar atento, perspicaz e sensível. Permite-lhes experienciar o belo em diferentes contextos, trabalhar em grupo com entusiasmo e sentirem-se plenamente envolvidos na aprendizagem. 

O projeto apresentado decorreu na sequência da formação para professores promovida, no ano transato, pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), a qual frequentei e procurei traduzir na minha prática letiva em todas as áreas abordadas: Artes Visuais, Teatro, Dança e Música. Sinto que me abriu horizontes e me deu recursos muito válidos para proporcionar experiências de aprendizagens mais enriquecedoras, razão pela qual a recomendo vivamente.

 

Filomena Rodrigues
Professora do 4.º da Escola Básica de Santo Onofre
Agrupamento de Escolas Raul Proença, Caldas da Rainha