Está aqui

Plano Nacional de Cinema 2015-16 - 1.as Conferências

Content links

Plano Nacional de Cinema 2015-16 - 1.as Conferências

Fonte: Município de Vouzela/PNC/DGE

 

Plano Nacional de Cinema 2015-16

Entre Espaços: a Escola e o Cinema

Na abertura do ano letivo 2015-2016 considera-se oportuno fazer um balanço sobre a implementação do Plano Nacional de Cinema (PNC), refletir sobre a (s) experiência (s) adquirida (s) e, simultaneamente, perspetivar caminhos que devem ser traçados no novo ano letivo.

Neste contexto, vão ter lugar duas conferências «Entre Espaços: a Escola e o Cinema», nos dias 17 de setembro e 18 de setembro, com o objetivo de dar voz a responsáveis de instituições culturais e a docentes, contribuindo para o debate sobre a formação de públicos de Cinema em contexto educativo, ouvindo as experiências de diversos intervenientes de entidades ligadas à divulgação de cinema junto das crianças e dos jovens e valorizando o ato de ver cinema enquanto arte.

No Porto (17 de Setembro), as conferências contam com as presenças de Paula Pinto – Vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras do Porto, Luís Alberto Alves, representante do CITCEM, Eulália Alexandre - Subdiretora Geral da Direção-Geral da Educação, e Elsa Mendes - coordenação do PNC.

Em Lisboa (18 de Setembro), as conferências contam com as presenças de Jorge Barreto Xavier - Secretário de Estado da Cultura, Fernando Egídio Reis - Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, José Manuel Costa - Diretor da Cinemateca Portuguesa, Rui Machado - Subdiretor da Cinemateca Portuguesa, José Vítor Pedroso – Diretor Geral da Direção - Geral da Educação, Filomena Serras Pereira - Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e Elsa Mendes - coordenação do PNC.

No Porto e em Lisboa, o orador convidado é Francisco García García – Professor catedrático da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid.

Além destes convidados, estarão presentes oradores ligados a instituições culturais relacionadas com a divulgação cinematográfica e docentes de diversos Agrupamentos de Escolas integrados no PNC.

Estas conferências são organizadas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e pelo CITCEM (Faculdade de Letras do Porto), e terão lugar na Faculdade de Letras do Porto (dia 17 de setembro) e na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (dia 18 de setembro). As conferências são gratuitas mas é necessário fazer uma inscrição prévia.

Conferências no Porto - Programa e ficha de inscrição.

Conferências em Lisboa - Programa e ficha de inscrição.

As fichas de inscrição devem ser enviadas até ao dia 11 de setembro para pnc@dge.mec.pt.

Fonte: PNC/DGE