Está aqui

Protocolo DGE-PEEA | Município de Lagoa

Content links

Protocolo DGE-PEEA | Município de Lagoa

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação (DGE) esteve na cidade de Lagoa, Algarve, no dia 10 de setembro, para firmar uma parceria com o Município.  

A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Programa abriu o segundo dia do III Encontro Municipal Inovação na Educação: exemplos de boas práticas, realizado presencialmente no Convento de São José, e online via plataforma de videoconferência. Na ocasião, foi apresentado um pequeno vídeo exemplificativo das iniciativas do PEEA nos Agrupamentos de Escolas de Lagoa, englobando Cursos de Formação Docente nas áreas artísticas da Dança e da Música, assim como Projetos PARTe, de caráter transdisciplinar, que envolveram turmas do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico, associando a Arte a aspetos do património natural e histórico cultural local, e que culminaram com a apresentação de uma intervenção artística à comunidade, no último dia.  

Este encontro institucional contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Luís Encarnação, que abriu a cerimónia, seguindo-se o Diretor do AE Rio Arade Luís Varela e a Diretora do AE ESPAMOL Emília Vicente, que deram o testemunho quanto ao desenvolvimento do Programa na comunidade escolar de Lagoa. O Diretor-Geral da Educação José Victor Pedroso encerrou o painel, prosseguindo o evento para a ratificação do acordo. Estiveram ainda presentes o Delegado Regional de Educação do Algarve Alexandre Lima, o Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves Silvério da Conceição, a Coordenadora do PEEA Carla Rosa, bem como a Equipa de Educação Artística da DGE. 

A celebração do protocolo vem reforçar a cooperação entre as diferentes entidades com o objetivo de implementar um plano ações de âmbito nacional, enriquecendo as experiências de educação através de metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.  
 
Fotografias e vídeo: PEEA e Câmara Municipal de Lagoa