Está aqui

R-A 2022 Dança | Lourinhã

Content links

R-A 2022 Dança | Lourinhã

Momentos de Mar

O Agrupamento de Escolas (AE) da Lourinhã recebeu na semana de 30 de maio a 3 de junho a segunda Residência Artística (R-A 2022) na área da Dança do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). Na Escola Básica de Moita dos Ferreiros, a bailarina Isabel Galriça da Companhia Nacional de Bailado – OPArt desenvolveu com os alunos da turma L, do 3.º ano, o contacto com a dança, através do conceito de Corpo Expressivo − enquanto veículo de mensagens, sentimentos e emoções −, independentemente do desenvolvimento motor ou habilidade específica de cada um. 

"Momentos de Mar", foi o título dado ao trabalho desenvolvido por forma a simbolizar a personificação do mar como tendo as suas próprias emoções. Tal como nós, o mar tem momentos de serenidade e momentos de tempestade. Assim, procurou-se, através da analogia com o mar, trabalhar as sensações/vivências de cada um e, ao mesmo tempo, o movimento corporal que tal nos sugere.   

A semana de R-A decorreu com a colaboração do Professor Titular de Turma, Luís Malveiro, da Coordenadora de Projetos, Isabel Fernandes e o acompanhamento da Embaixadora PEEA Leiria, Elisabete Silva. Na tarde do último dia da R-A, a 3 de junho, o projeto foi apresentado à comunidade, no Centro de Cultura e Recreio da Moita dos Ferreiros. Contou com a presença de distintos representantes do Município, da comunidade escolar, da Cultura e da Educação, tais como: o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e Vereador da Cultura e Educação, José Tomé, o Presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, o Diretor do AE da Lourinhã, José Grachinha, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AE, o representante do OPArt, Bruno Silva, o Delegado Regional DGEstE Lisboa e Vale do Tejo, Bruno Santos, a Coordenadora do PEEA - DGE, Carla Rosa, e elementos da Equipa de Educação Artística – DGE, para além das famílias dos alunos. Este encontro, proporcionado pela apresentação pública da R-A da Lourinhã, permitiu não só uma visão do desenvolvimento do processo artístico, mas também o fortalecimento de laços entre a comunidade.