Está aqui

21.º Encontro da Rede da Educação de Infância da OCDE - ECEC

Content links

21.º Encontro da Rede da Educação de Infância da OCDE - ECEC

No âmbito da Rede da Educação de Infância da OCDE, da qual Portugal é membro, realizou-se em Lisboa, nos dias 4 e 5 de julho de 2017, o 21st Meeting of OECD Network on Early Childhood Education and Care, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos. Neste encontro estiveram presentes cerca de 80 participantes de 23 países, com o objetivo de refletir e partilhar experiências sobre a educação de infância de qualidade. A organização desta reunião foi assegurada através de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Os participantes foram convidados a partilhar estratégias de transição da educação pré-escolar para a escolaridade obrigatória, adotadas nos seus países, bem como a discutir sobre os indicadores chave essenciais para uma educação de infância de qualidade, tendo em conta a informação constante das publicações  “Starting Strong V: Transitions from Early Childhood Education and Care to Primary Education” e “Starting Strong 2017: Key OECD Indicators on Early childhood Education and Care”.

No âmbito desta reunião, Portugal apresentou as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), revistas e atualizadas em 2016, destacando o amplo processo participativo que esteve subjacente à sua elaboração e os fundamentos e os princípios da pedagogia de infância. As OCEPE foram reconhecidas pelos participantes como um importante contributo curricular para uma educação pré-escolar de qualidade.

O próximo encontro da OCDE terá lugar nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, em Paris.