Está aqui

Seminário Internacional Educação de Infância e os Desafios para o Séc. XXI

Content links

Seminário Internacional Educação de Infância e os Desafios para o Séc. XXI

Seminário Internacional Educação de Infância e os Desafios para o Séc. XXI – Ponte de Sor, 12-13 de julho de 2018

O Kiitos@21st Century Preschools é um projeto Erasmus+, coordenado pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, que visa uma abordagem pedagógica integrada na educação pré-escolar, promovendo a aprendizagem precoce de uma segunda língua, o Inglês, a educação musical e o desenvolvimento de competências para o século XXI.

Aproximando-se o final deste projeto internacional de parceria com diversas instituições, entre as quais o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), realizou-se, entre 12 e 13 de julho de 2018, o Seminário Internacional Educação de Infância e os Desafios para o Séc. XXI, no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor. Disponibilizamos AQUI o programa do colóquio.

A DGE esteve presente neste seminário onde se destacou a profícua articulação entre a autarquia, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e o Centro de Formação Prof Sor, bem como a colaboração entre os parceiros nacionais e internacionais do Kiitos@21st Century Preschools, a qual tornou possível a realização deste seminário, bem de outras iniciativas que já aconteceram no âmbito desta parceria.

Este seminário incluiu comunicações que fluíram num continuum pedagógico enriquecedor e que dão sentido ao propósito educativo, porquanto se focaram, por exemplo, na pedagogia participativa, no trabalho colaborativo, na dimensão relacional, na autonomia e flexibilidade curricular, na educação inclusiva, bem como na importância da transição de ciclo, numa perspetiva de continuidade, aspetos fundamentais para o sucesso escolar.