Está aqui

Equipa de estudantes portugueses ganha medalha de prata na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO-2017)

Content links

Equipa de estudantes portugueses ganha medalha de prata na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO-2017)

Uma das duas equipas portuguesas que representaram Portugal na 15.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia, que se realizou, de 07 a 14 de maio, em Copenhaga, na Dinamarca, conquistou uma medalha de prata.

A equipa medalhada era composta pelos alunos Diogo Miguel Ferreira Rodrigues (E.S. c/ 3º ciclo do Castêlo da Maia), João Miguel Seixas e Sousa (Colégio Pedro Arrupe - Sacavém) e Marco António Ribeiro (Externato Delfim Ferreira, Riba D`Ave - Vila Nova de Famalicão).

Portugal foi também representado pela equipa composta pelos alunos Filipe Miguel Favita Monteiro (Escola Secundária de São Lourenço – Portalegre), Alexandra Ribeiro Verdasca (Colégio Pedro Arrupe - Sacavém) e Ana Rita Magalhães Geraldes (Escola Secundária de Esmoriz), os quais obtiveram medalha de bronze.

Esta competição é organizada desde 2003 e contou em 2017 com 25 países participantes, tendo Portugal participado pela nona vez com duas equipas de 3 alunos cada.

A organização da participação portuguesa na EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.

Os alunos foram preparados cientificamente na área de Química pelos professores Eurico Cabrita e João Carlos Lima da FCT-UNL, na área da Física pela professora Célia Henriques da FCT-UNL, e na área da Biologia pelo Doutor José Matos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), pela professora Joana Capucho da ESFLG e pelo professor Sérgio Filipe da FCT-UNL. Os professores das escolas dos alunos colaboraram igualmente nesta preparação.

Acompanharam os alunos à competição na Dinamarca os seguintes professores:

Isaura de Jesus Vieira – Coordenadora Nacional da EUSO (Direção-Geral da Educação)

Célia Henriques – Mentora da Física (Sociedade Portuguesa de Física- FCT/UNL).

Joana Capucho – Mentora da Biologia (Ordem dos Biólogos - Esc. Sec. Fernando Lopes Graça).

Maria das Dores Ribeiro da Silva – Mentora da Química (Sociedade Portuguesa de Química- Faculdade de Ciências – Universidade do Porto).

A Delegação Portuguesa incluiu ainda 6 observadores do Comité Científico e do Comité Organizador da EUSO-2019, a qual se irá realizar em Portugal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A equipa de Observadores era constituída por:

Prof. Doutor José Paixão (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Física - Universidade de Coimbra)

Prof. Doutora Diana Pinto - (Departamento de Química-Universidade Aveiro)

Prof. Doutora Margarida Braga (FCTUNL-Departamento de Ciências da Vida)

Prof. Doutor João Lima FCTUNL - Departamento de Química)

Dra. Sílvia Castro (Técnica Superior da DGE)

Dra. Cristina Palma (Professora requisitada na DGE)

O resultado dos alunos é um enorme motivo de orgulho e reflexo de muito empenho e de muito trabalho de todos os envolvidos.

A Direção-Geral da Educação felicita todos os organizadores e participantes na 15.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia, em particular os alunos premiados.

Mais informações sobre esta competição em:

http://euso2016.ee/