Está aqui

Matemática Viva - Exposição

Content links

Matemática Viva - Exposição

Convidam-se as escolas a visitar a Exposição Matemática Viva patente na Escola Secundária de Pedro Nunes, entre 27 de novembro e 17 de dezembro p.f.

O Serviço Pedagógico do Goethe-Institut convida as escolas a assistirem à exposição Matemática Viva, que estará patente na Escola Secundária de Pedro Nunes, de 27 de novembro a 17 de dezembro p.f., de segunda-feira a sexta-feira, das 10h30 às 16h30.

A exposição Matemática Viva pretende gerar uma nova abordagem à Matemática, ao apresentar, de um modo sensorial, aquela que é considerada a mais abstrata de todas as ciências, tornando-a acessível a todos os grupos etários, a partir dos 8 anos de idade.

Fazer puzzles, construir pontes, seguir corridas de esferas, criar bolas de sabão são algumas das atividades que os visitantes de todas as idades são convidados a realizar, ocupando-se com questões matemáticas, quase sem se aperceberem. Todas as experiências apostam na abordagem à Matemática como um jogo, estimulando a reflexão e motivando os alunos para o estudo desta disciplina, nos domínios das Funções Reais de Variável Real (assíntotas ao gráfico de uma função e funções exponenciais), da Geometria (isometrias), das Sucessões e das Probabilidades.

A exposição Matemática Viva apresenta uma seleção de experiências, no âmbito das quais os visitantes são convidados a participar ativamente, oriundas do Museu da Matemática - Mathematikum, situado em Gießen, na Alemanha.

Para as escolas poderem visitar a exposição gratuitamente, necessitam apenas de efetuar uma inscrição prévia, através do preenchimento de um Formulário de Inscrição. De forma a tornar a visita mais enriquecedora para os alunos, deverão os mesmos ser acompanhados pelos seus professores titulares de turma/da disciplina de Matemática.

Para o público em geral, a exposição estará aberta no sábado, dia 28 de novembro de 2015, das 14h00 às 17h00.

Informações adicionais disponíveis na página eletrónica do Goethe-Institut.