Está aqui

Três medalhas de prata para a equipa portuguesa nas 5.as Olimpíadas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) 2015

Content links

Três medalhas de prata para a equipa portuguesa nas 5.as Olimpíadas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) 2015

A equipa que representou Portugal nas 5.as OMCPLP conquistou três medalhas de prata, obtidas por Pedro Fernandes (9.º ano, Guia), que esteve perto de chegar à medalha de ouro, Duarte Nascimento (10.º ano, Amadora) e Maria Matilde Silva (10.º ano, Anadia), e ainda uma medalha de bronze alcançada por David Teixeira (10.º ano, Matosinhos).

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e participantes nesta competição, em particular os alunos premiados.

As OMCPLP decorreram entre os dias 20 e 26 de julho na cidade da Paria- Cabo Verde. A presente edição contou com a presença de 24 alunos oriundos do Brasil, de Cabo Verde, de Moçambique, de Portugal, e de São Tomé e Príncipe que disputaram as olimpíadas que pretendem unir os países lusófonos através da matemática, aprofundando a cooperação nesta área.

A participação de Portugal nas competições internacionais é organizada pela SPM, tendo o patrocínio do Ministério de Educação e Ciência. A seleção e preparação dos alunos estão a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas têm o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Novo Banco, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.

O calendário de competições internacionais de matemática de 2015 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar em Porto Rico, de 06 a 14 de Novembro.