Partilha com Energia

Content links

Partilha com Energia

"Diz-me e eu esqueço, ensina-me e eu recordo, envolve-me e eu aprendo.”

Benjamin Franklin

 

Criado em 2014, o programa educativo Partilha com Energia destina-se a jovens entre os 15 e os 19 anos de idade e está inserido na estratégia de responsabilidade social da EDP, visando promover relações fortes entre comunidades e regiões onde a empresa mantém centros de produção de energia, dando também a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuindo para a sua valorização.

A 6.ª edição do programa Partilha com Energia, que decorreu entre 28 de abril e 4 de junho, contou com a participação de alunos e professores do ensino secundário de dezenas de escolas de norte a sul do país.

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria aderiu desde o primeiro momento ao Partilha com Energia, na sua edição piloto há 8 anos.

Este ano letivo, participaram 47 alunos, oriundos das turmas C e F do 10.º ano de escolaridade. A particularidade deste projeto é o facto de serem os próprios alunos os responsáveis por planear e implementar o intercâmbio através de vários desafios lançados pela EDP Produção (metodologia “Learning by doing”), com o acompanhamento dos professores e o apoio presencial e virtual de uma equipa técnica da Gesentrepreneur.

Estes intercâmbios entre as escolas são um verdadeiro farol da cidadania ativa, responsável e participativa, permitindo a partilha de ideias e experiências entre alunos de diferentes municípios, com o objetivo de promover o melhor da sua região.

Para além disso, pretendem proporcionar o desenvolvimento de capacidades empreendedoras dos alunos, sendo da responsabilidade destes planear e operacionalizar as atividades, alimentação, transportes e dormidas nos três dias em que decorre o intercâmbio

Os alunos estabelecem parcerias essenciais (transporte e alojamento) e outras (alimentação e atividades de cariz social e lúdico) e angariam verbas para assegurar as despesas esperadas, através de patrocínios e iniciativas na comunidade.

Numa 1.ª fase alunos e professores deslocaram-se ao Município de Lamego, até ao Agrupamento de Escolas da Sé, onde foram muito bem recebidos pelo diretor e corpo docente e não docente.

Numa 2.ª fase, foi a vez do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria acolher em Tomar os alunos e professores lamecences.

Entre os dias 2 e 4 de junho.  visitaram monumentos e sítios emblemáticos como o Convento de Cristo, a Sinagoga, a Igreja de Santa Maria do Olival, a Mata dos Sete Montes, a Várzea Grande, o Complexo da Levada, o Museu dos Fósforos, o Núcleo de Arte Contemporânea, a Roda do Mouchão e muito mais...

Os alunos deram a conhecer a tradição e a cultura com o apoio dos seus colegas do Turismo Cultural em Férias (um outro projeto do agrupamento), o desporto com o Centro de Formação Desportiva de Canoagem do Agrupamento.

Para além de darem a conhecer o património histórico e arquitetónico, os alunos envolveram-se também em iniciativas de cariz solidário tais como uma dramatização teatral para os idosos do Lar Nossa Sr.ª da Graça, voluntariado no canil/gatil das instalações da APAT, uma recolha de lixo na rua e ainda uma recolha de alimentos numa grande superfície comercial.

A parte mais lúdica também não faltou, com atividades como o peddypaper, a aula de zumba, a caça ao tesouro, os passeios pelas ruas e jardins da cidade.

Para tudo agilizar e fluir da melhor forma, os nossos “guerreiros e guerreiras” não paravam! Desde arrumar bagagens e colchões, preparar refeições como um churrasco, colocar e levantar mesas, lavar loiças, providenciar alimentos e bebidas para cerca de 100 pessoas, lavar e limpar todos os espaços usados e ainda planear o alinhamento de um espetáculo a oferecer aos nossos visitantes, com uma incrível demonstração de ginástica acrobática, duas fantásticas cantoras e uma banda de rock genial!! Tudo com a prata da casa, ou seja, os nossos alunos!

O programa concluiu-se no dia 8 de junho, na Figueira da Foz e com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, autarcas de vários municípios e representantes da EDP Produção, os alunos apresentaram o seu trabalho aos membros do júri tendo sido muito gratificante verificar o nível de iniciativas que os mesmos levaram a efeito ao longo destes últimos meses.

Educar para a Cidadania, formar pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, é o motor deste programa que faz jus a este nobre propósito da Promoção de uma verdadeira Cidadania ativa.