“Cidadania em Movimento”: Desenvolvimento de Competências Digitais de Jovens em Centros Educativos

Content links

“Cidadania em Movimento”: Desenvolvimento de Competências Digitais de Jovens em Centros Educativos

Está a decorrer a segunda edição do projeto de intervenção “Cidadania em Movimento”, uma iniciativa do C2ti – Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Centro de Sensibilização SeguraNet e o Centro Educativo da Bela Vista, em Lisboa.

Através da dinamização de sessões práticas, com jovens sujeitos a medida tutelar de internamento, pretende-se que os jovens adquiram conhecimentos e desenvolvam competências digitais no âmbito da promoção da Cidadania Digital e dos valores sociais, com vista ao sucesso da sua reinserção social e profissional.

Ao longo de quatro sessões presenciais, os jovens são desafiados a refletirem sobre os riscos e potencialidades do mundo digital, têm oportunidade de explorar, de forma prática e supervisionada, o uso de ferramentas digitais e de Inteligência Artificial, podendo dar asas à criatividade através da produção de pequenos filmes de animação em stop motion e da criação de infográficos.

Durante as sessões já realizadas, as propostas de atividades têm sido acolhidas com forte entusiasmo por parte dos jovens, que encaram estes momentos de capacitação como uma forma de aprender e de alargar os seus conhecimentos acerca das potencialidades e dos eventuais riscos associados ao mundo digital.  

No final de cada sessão, tem lugar um momento dedicado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos, uma prática que permite não só a partilha entre os jovens, mas constitui, ainda, uma forma de reconhecimento e de incentivo para trabalhos futuros.

O projeto de intervenção “Cidadania em Movimento” insere-se num conjunto mais alargado de iniciativas do C2ti que visam promover a literacia digital, a cidadania ativa e a inclusão em contextos educativos, nomeadamente junto de grupos mais vulneráveis. Neste sentido, e em colaboração com o Centro de Competência TIC Softciências, foi iniciada a implementação do projeto no Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, no passado dia 1 de julho.