Está aqui
5.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa
Content links
5.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa
Cerimónia de entrega dos prémios das V Olimpíadas da Língua Portuguesa
Aos vencedores da 5.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, muitos parabéns!
Teve lugar no dia 11 de dezembro de 2017, no Mosteiro de Alcobaça, a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 5.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, promovida pela Direção-Geral da Educação, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral da Administração Escolar, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões, iniciativa que visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Concorreram a esta edição cerca de 12 000 alunos, tendo sido vencedores os seguintes alunos:
Escalão A (ensino básico)
3.º lugar – Nuno Gabriel Carvalho Carneiro (9.º ano) Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo
Escalão B (ensino secundário)
1.º lugar – Thomas Hughey Childs (11.º ano) – Escola Secundária de Camões, Lisboa
2.º lugar – David Capitão Lima (12.º ano) - Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
Os prémios foram entregues pela Senhora Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva, pelo Senhor Subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, João Dionísio, pela Senhora Subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre, e pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa.
Estiveram presentes no evento, entre outros, familiares, professores de Português e representantes dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas dos alunos laureados.
As entidades promotoras da iniciativa reiteram aos premiados os mais sinceros parabéns e agradecem à Dra. Ana Pagará a forma entusiasta como partilhou o seu conhecimento com os presentes na visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça, um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, em 1989.