Está aqui

ACM lança Plataforma de Português Online

ACM lança Plataforma de Português Online

O Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), lançou no dia 27 de maio, a Plataforma de Português Online, uma nova "ferramenta" que apresenta conteúdos para a aquisição do português europeu por adultos falantes de outras línguas. Para já, esta Plataforma está disponível em português e inglês, sendo que brevemente poderá ser consultada noutras línguas, nomeadamente em árabe, mandarim e romeno, indo assim ao encontro das necessidades específicas dos refugiados acolhidos em Portugal.

Esta plataforma irá permitir ao utilizador praticar a língua nas atividades linguísticas de compreensão do oral, compreensão da leitura e produção escrita. Para além disso, permite ainda que possa aprender e alargar o vocabulário e os conhecimentos da gramática do português para ser usada nos contextos de uso da língua.

Os conteúdos, organizados em dois níveis - nível A e nível B - estão descritos nos dois referenciais "O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Elementar no País de Acolhimento" e "O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Independente no País de Acolhimento". Estes dois documentos interpretam as descrições dos níveis apresentados no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) produzido pela Unidade de Política Linguística do Conselho da Europa e orientam o ensino e a avaliação das línguas no contexto europeu e também em muitos outros países de outros continentes.

A aquisição visada desenvolve competências em língua e competências gerais, nomeadamente o conhecimento sociocultural e a consciência intercultural, organizadas em 24 módulos temáticos funcionais, apresentados nos formatos texto, áudio, vídeo e imagem. O primeiro módulo já se encontra ativo e os restantes estarão brevemente disponíveis.

Aceda à Plataforma em https://pptonline.acm.gov.pt