Está aqui

Jornadas de Trabalho no âmbito da Psicologia Escolar 2017

Content links

Jornadas de Trabalho no âmbito da Psicologia Escolar 2017

Tendo como enquadramento o Plano de Atividades do Centro Euroguidance, realizaram-se nos dias 22 e 23 de junho em Viseu e nos dias 5 e 6 de julho em Carcavelos, as Jornadas de Trabalho no âmbito da Psicologia e Orientação em Contexto Escolar 2017, tendo como tema“ Educação Inclusiva: desafios para a Psicologia Escolar”.

A promoção da análise critica enquanto elemento de melhoria das práticas, a modelação das intervenções dos psicólogos através da partilha interpares, a promoção da inovação através do cruzamento, em rede, das competências dos técnicos, bem como o redesenho das intervenções por recurso aos outputs derivados de realidades, conceptualizações e contextos diversificados, constituíram-se como objetivos destas Jornadas. 

Representantes da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e do Programa de Promoção do Sucesso Educativo participaram ativamente no desenrolar dos trabalhos.

Da reflexão conjunta sobre as estratégias de implementação das novas conceções resultantes do Referencial Técnico e do reforço da escola inclusiva resultaram um conjunto de indicações que oportunamente serão disponibilizadas em: http://dge.mec.pt/psicologia-e-orientacao-em-contexto-escolar.

Estiveram presentes cerca de 170 psicólogos da rede de escolas públicas e de escolas profissionais.

A sessão realizada em Viseu contou com a colaboração da Escola Profissional Mariana Seixas que, através dos alunos dos Cursos de Mesa Bar, promoveu uma prova de vinhos do Dão, oferecida pela Comissão Vitivinícola da Região Dão, acompanhados por doces da região confecionados pelos alunos do curso de Restauração.