Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola

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Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola

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Projeto de Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola

ENQUADRAMENTO

O Projeto de Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola assenta num processo de cooperação institucional e educativa entre o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa/Ciberescola da Língua Portuguesa e os Agrupamentos de Escolas (AE) envolvidos.

Este projeto-piloto de inovação educativa visa a disponibilização de cursos de PLNM direcionados a alunos cuja língua materna não é o português e que não estão a usufruir de medidas educativas adequadas nesta área.

Trata-se de um projeto de ensino especializado na área da aprendizagem do português conducente não só à promoção da qualidade educativa, como ao desenvolvimento da formação tecnológica e digital dos alunos envolvidos, com vista ao seu sucesso escolar.

OBJETO

O projeto de Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola consubstancia-se num processo de ensino desenvolvido em regime de blended-learning, com recurso à realização de sessões síncronas, encontrando-se igualmente prevista a realização de sessões presenciais na 1.ª aula e nas aulas em que serão aplicados testes formativos.

Os cursos desenvolvem-se através da dinamização, em tempo real, de um mínimo de 2 aulas de 90/100 minutos por semana, dirigidas a alunos do 2.º ao 12.º ano de escolaridade inseridos em grupos de nível de proficiência linguística - A1, A2 e B1. Cada grupo de nível tem um máximo de 7 alunos cada e poderá incluir alunos de mais do que um AE.

No decurso das aulas, os alunos utilizam os recursos que são preparados para eles e que estão disponibilizados no sítio da Ciberescola (áudios, vídeos, textos, imagens, exercícios interativos e exercícios de escrita de resposta fechada).

O desenvolvimento do projeto em apreço promove ainda a disponibilização de recursos educativos digitais específicos para o ensino e a aquisição/aprendizagem do português como língua não materna aos professores dos Agrupamentos de Escolas envolvidos, bem como de formação específica nesta área de ensino.

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Este projeto tem sido desenvolvido através de uma linha de ação em espiral, tendo tido o seu início, como projeto-piloto, no ano letivo de 2012/2013.

A integração das escolas neste projeto decorre de um processo de seleção por parte da Direção‑Geral da Educação e encontra-se dependente do número de vagas disponíveis em cada curso, assim como da viabilidade da conciliação dos horários dos alunos de PLNM das diversas escolas envolvidas.

Neste momento, integram o projeto os seguintes Agrupamentos de Escolas:

DSRN – Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto

DSRLVT – Agrupamento de Escolas de Agualva Mira-Sintra

            – Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Arrentela

            – Agrupamento de Escolas  de Marrazes, Leiria

DSRAL – Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro

          – Agrupamento de Escolas João da Rosa, Olhão

 

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Sítio da Ciberescola

http://www.ciberescola.com/

  Apresentação do projeto na 7th International Conference on Computer Supported Education - CSEDU 2015

  Webinar - Ciberescola da Língua Portuguesa: autonomia e complementaridade no ensino-aprendizagem de PLE

http://webinar.dge.mec.pt/2011/11/17/ciberescola-da-lingua-portuguesa-autonomia-e-complementaridade-no-ensino-aprendizagem-de-ple/

Sítio do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

http://www.ciberduvidas.com/ensino.php?rid=2827