Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro de 2026

Content links

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro de 2026

O dia 27 de janeiro assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, ao lembrar os 81 anos decorridos desde a libertação de Auschwitz‑Birkenau.

O Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I. P., associa-se a esta evocação que constitui um importante momento de reflexão coletiva sobre as consequências extremas do racismo, da discriminação e da distorção, reafirmando a importância da educação como um instrumento essencial para prevenir a repetição de atrocidades semelhantes.

Sublinha-se, igualmente, que a preservação da memória do Holocausto representa um compromisso ético com a defesa dos valores democráticos, da dignidade humana e do respeito pela diversidade.

A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), da qual Portugal é um dos Países-Membros, sublinha que, quando se assinala esta data, relembramos as vítimas e os sobreviventes do Holocausto. A IHRA enfatiza que a “memória não é passiva” e que, por isso, “juntos, devemos defender a terrível verdade do Holocausto contra aqueles que a negam ou distorcem”.

A IHRA atualizou o documento intitulado Recommendations for Teaching and Learning about the Holocaust que foi aprovado na última reunião plenária, realizada em dezembro de 2025. Este documento constitui um recurso particularmente relevante para apoiar, na atualidade, o ensino do Holocausto. A presente edição introduz novos temas, incluindo a importância da formação e do desenvolvimento profissional dos professores, a adequação do ensino do Holocausto às diferentes faixas etárias, nomeadamente às idades mais jovens, e as oportunidades e desafios associados às tecnologias digitais.