7 dias com os Media 2020 sem sair de casa

Content links

7 dias com os Media 2020 sem sair de casa

Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.

Esta operação promovida anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) pretende continuar a promover o pensamento crítico e a educação para os media através da partilha em http://www.7diascomosmedia.pt/ de atividades e projetos registados pelos participantes.

O GILM (composto pelo CECS, CNU, CNE , DGE, DGLAB, ERC, FCT, PNL2027, RBE, RTPSGPC) lança, pela primeira vez, os “Desafios GILM” que pretendem estimular a participação de famílias, professores, alunos, amigos, vizinhos e da comunidade em geral.

Desinformação, fake news e cibersegurança são os temas que, pela sua atualidade e relevância, se impõem como tónica desta edição. No entanto, como em anos anteriores, continua a ser possível a abordagem de materiais e atividades sobre outras temáticas desde que relacionadas com os objetivos da iniciativa. Nos formatos e suportes que os participantes escolherem (desenho, fotografia, cartaz, notícia, vídeo, podcast…)!

A Rádio ZigZag, o Público, o Público na Escola, a Antena 1 e a Estrelas & Ouriços (editora do suplemento “Expressinho”) são nossos media partners. O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, de Lisboa, tornou possível que a música que anima esta edição e as vozes que a apoiam estejam ao alcance de todos, traduzindo-as em língua gestual portuguesa. O MILObs (Observatório Média, Informação e Literacia), com o qual o GILM mantém uma estreita parceria, faculta recursos e sugestões de mais atividades!

Quem quiser participar deverá fazer o registo da(s) atividade(s) e partilhar connosco os resultados da(s) mesma(s) para o endereço 7diasmedia@gmail.com. E não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube)!