9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM Ao #EstudoEmCasa (2020/2021)

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9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM Ao #EstudoEmCasa (2020/2021)

O Ministério da Educação, no esforço de criação e disponibilização de múltiplos recursos para apoiar as escolas, criou um conjunto suplementar de recursos para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário, transmitidos através da RTP Memória e disponibilizados na RTP Play, respetivamente. 

#EstudoEmCasa do Ensino Básico é o nome do espaço que ocupa a grelha das 09h às 16h30. Os conteúdos diários têm tempo limitado (em sessões de 30 minutos) e encontram-se organizados para os diferentes anos letivos, sendo uma ferramenta complementar para o trabalho dos professores com os seus alunos. Estes blocos pedagógicos temáticos contemplam conteúdos que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º ano, 2.º ano, 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano. O #EstudoEmCasa do Ensino Básico é transmitido nos seguintes canais:

• TDT – posição 7 
• MEO – posição 100 
• NOS – posição 18 
• Vodafone – posição 17 
• Nowo – posição 13 
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados) 
App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa

O #EstudoEmCasa dedicado ao Ensino Secundário estrutura-se em 75 blocos semanais, organizados em sequências temáticas, que podem ser abordados sequencial ou isoladamente, ficando acessíveis na RTP Play e na página eletrónica da Direção-Geral da Educação: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/. Assim, estes blocos podem ser utilizados como reforço das aprendizagens num contexto dentro e fora da sala de aula, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores. Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano).

Estes recursos têm características próprias, na sua conceção, que permitem que as escolas tenham em conta a forma como podem ser integrados nos seus Planos de Ensino a Distância construídos ao longo do ano letivo com o apoio do Roteiro de Apoio à Implementação do Ensino à Distância.

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