Alargamento do prazo de inscrição até ao final do dia 10 de maio - Ação de Formação - Trabalhar o Referencial de Educação Financeira e os Cadernos de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar

Content links

Alargamento do prazo de inscrição até ao final do dia 10 de maio - Ação de Formação - Trabalhar o Referencial de Educação Financeira e os Cadernos de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar

A DGE informa que vai realizar o curso de formação de 25 horas, intitulado Trabalhar o Referencial de Educação Financeira e os Cadernos de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar, com o registo de formação n.º CCPFC/ACC – 114058/22.

Esta formação decorre da parceria entre Ministério da Educação, através da DGE, e os supervisores financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, contando com uma equipa de formadores do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

O curso tem como objetivos:

. Contribuir para a divulgação e implementação do referencial de educação financeira em espaço escolar;

. Contribuir para a divulgação e implementação dos materiais pedagógico-didáticos de educação financeira;

. Proporcionar a aquisição de conteúdos de áreas de economia e finanças por parte dos educadores e professores, com vista a habilitá-los à abordagem da educação financeira em contexto escolar;

. Incitar o formando a um papel de agente ativo na educação financeira utilizando metodologias de ensino e práticas pedagógicas adequadas à abordagem desta temática;

. Fomentar a partilha de experiências entre os professores dos diferentes grupos de docência que estão a trabalhar a Educação Financeira.

Local
Agrupamento de Escolas D. Dinis - Escola Secundária D. Dinis, Rua Manuel Teixeira Gomes, Lisboa

Destinatários:
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

A seleção dos formandos é efetuada de acordo com o decreto-lei 22/2014 (Regime jurídico da formação contínua de professores), o qual estipula que são destinatários das ações de formação continua de professores:

Docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública; docentes que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias; docentes do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O decreto-lei é ainda aplicável aos docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes.

Critérios de seleção:

Ordem de inscrição, não sendo dada prioridade a docentes que já tenham frequentado oficina ou curso semelhantes, decorrentes da parceria da DGE com os supervisores financeiros.

Consulte a data e horário das sessões.

O formando está obrigado a participar em dois terços das horas a distância da ação de formação. Não está previsto a justificação nem a relevação de faltas.

Para inscrição na ação de formação é necessária a inscrição prévia do docente na Plataforma de formação da DGE

Para se inscrever clique aqui.

As inscrições decorrerão entre 21 de abril e 10 de maio de 2023.  

Para registo/inscrição, consulte as indicações.