AFCD – Referencial de Educação do Consumidor: ligação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento

Content links

AFCD – Referencial de Educação do Consumidor: ligação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento

A AFCD de 6 horas, intitulada “Referencial de Educação do Consumidor: ligação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”, tem por objetivo promover a implementação da Educação para o Consumo, enquanto domínio da Literacia Financeira e Educação para o Consumo, tendo como documento de apoio o Referencial de Educação do Consumidor – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Tal passa, particularmente, pela aquisição e pela atualização do conhecimento sobre temas e subtemas do Referencial – conceitos, problemas e desafios que se colocam à Educação para o Consumo em diferentes contextos. Pretende-se, igualmente, habilitar docentes para a abordagem desta temática em contexto escolar.

As inscrições decorrerão entre 12 de abril e 26 de abril de 2023. 

Local: A distância

Cronograma: 17 e 18 de maio de 2023 – 17:00 às 20:00

A seleção dos formandos é efetuada de acordo com o decreto-lei 22/2014 (Regime jurídico da formação contínua de professores), o qual estipula que são destinatários das ações de formação continua de professores:

Docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública; docentes que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias; docentes do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O decreto-lei é ainda aplicável aos docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes.

Critérios de seleção:

✓ Ordem de inscrição

✓ Não terem sido certificados nas edições anteriores desta ACD

Nota: para ser certificado, o formando tem de estar presente na totalidade das horas de formação, de acordo com o horário que consta no cronograma

Para inscrição na ação de formação é necessária estar registado na Plataforma de Formação da DGE.

Inscrição

Informação adicional