Alunos portugueses arrecadam medalhas de ouro e prata na Olimpíada Europeia das Ciências Experimentais - EOES - 2024

Content links

Alunos portugueses arrecadam medalhas de ouro e prata na Olimpíada Europeia das Ciências Experimentais - EOES - 2024

Esta edição, organizada por um país-membro da EOES, decorreu no Luxemburgo de 7 a 14 de abril e contou com a participação de jovens da União Europeia, na faixa etária dos 16 anos.  

Portugal esteve representado por duas equipas e obteve o melhor resultado de sempre, conquistando posições no top 10.

Os alunos Rodrigo Marques, da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda, Gabriela Silva e Tomás Faria, ambos do Colégio Moderno, em Lisboa, integraram a equipa A e arrecadaram três medalhas de ouro.

Os alunos Afonso Benevides, da Escola Secundária Domingos Rebelo, nos Açores, Matilde Augusto, da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, e Pedro Silva, da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu, integraram a equipa B e arrecadaram três medalhas de prata.

A delegação portuguesa foi constituída pelos alunos participantes, pela Coordenadora Nacional, Catarina Ramos, da Direção-Geral da Educação, e pelo mentor João Cruz, do Departamento de Física da NOVA FCT, em representação da Sociedade Portuguesa de Física, pelo mentor José Esperança, do Departamento de Química da NOVA FCT, em representação da Sociedade Portuguesa de Química e pelo mentor Pedro Oliveira em representação da Ordem dos Biólogos.

A organização da participação portuguesa EOES foi assegurada, conjuntamente, pela Direção-Geral da Educação, que coordena todo o trabalho de participação nesta competição, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos, as quais nomeiam mentores das respetivas áreas científicas, que dinamizam as sessões de preparação dos alunos e acompanham os mesmos na competição europeia.

O processo de organização da participação portuguesa foi, ainda, assegurado por Marília Ramalho da Direção-Geral da Educação.

Durante as provas de seleção, e/ou sessões de preparação, contou-se com a colaboração de Alice Pereira, Sérgio Filipe, Pedro Moura da FCT NOVA, José Matos, Pablo Pereira e Fernanda Simões do INIAV e Margarida Roque da Escola Secundária do Pinhal Novo.

O resultado dos alunos é um motivo de orgulho e o reflexo do muito empenho e trabalho de todos os envolvidos.

A Direção-Geral da Educação felicita os alunos participantes e todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Aceda a mais informações sobre esta competição na página da iniciativa

Delegação Portuguesa EOES 2024 - Luxemburgo

Equipa A

Equipa B

Receção da Delegação no Aeroporto de Lisboa