Aulas mais “Amigas da Natureza” integrando o tema NBC (Nature-Based Solutions)

Content links

Aulas mais “Amigas da Natureza” integrando o tema NBC (Nature-Based Solutions)

O que é o projeto NBS?

Este Projeto foi iniciado e financiado pela Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia e coordenado pelo PPMI, em colaboração com a “European Schoolnet” (EUN).

As Soluções Baseadas na Natureza (NBS) usam a natureza e os ecossistemas para fornecer benefícios sociais, ecológicos e económicos, aumentando a biodiversidade e contribuindo para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Correspondem a uma maior consciência das oportunidades e dos benefícios das soluções baseadas na natureza, identificadas por cidadãos e especialistas como soluções que podem facilitar a transição para cidades e territórios mais sustentáveis. 

Assim, estas Soluções Baseadas na Natureza (NBS) possuem um potencial considerável em termos educacionais, que é importante explorar, quer em termos de educação formal, quer informal. Esta exploração pode ser feita com base em evidências científicas recentes e experiências de demonstração do NBS em cidades.

Deste modo, é possível desenvolver programas a nível educacional com recursos inovadores, de forma a aumentar a consciencialização acerca de Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e dos seus benefícios entre crianças, jovens e suas famílias. Neste sentido, está em desenvolvimento um estudo piloto.

A tarefa da EUN no projeto NBS consiste em coordenar os professores-piloto.

No âmbito da “STEM Discovery Campaign 2021” é lançada a “Nature-Based Solutions Competition”:

UMA COMPETIÇÃO/ 3 FORMATOS/ até 60 POSSÌVEIS VENCEDORES

Formato 1 – Submissão de um novo Cenário de Aprendizagem NBS;

Formato 2 – Submissão de um novo Cenário de Aprendizagem NBS experimentado com os seus alunos (ou seja, envie o seu Cenário de Aprendizagem e a respetiva “história de implementação”);

Formato 3 – Experimente um dos 15 original NBS Learning Scenarios em sala de aula com os seus alunos e conte-nos a respetiva “história de implementação”.

Para mais informações, aceda a: http://www.scientix.eu/pilots/nbs-project