Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora

Content links

Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora

Recursos educativos para professores – self-service

Para o ano letivo de 2020/21, a Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a desenvolver um conjunto de vídeos e recursos educativos que funcionam como materiais complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar. Estes materiais podem ser encontrados no site do Descobrir.

Com o apoio da Direção-Geral da Educação, «Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora» é um conjunto de cinco propostas que convidam à descoberta da vida na natureza. Tendo como exemplo a biodiversidade do Jardim Gulbenkian, sugerem-se diferentes atividades para o exterior, que se podem realizar num jardim, parque ou no recreio da escola. Estes desafios de observação e exploração ajudam a apurar os sentidos e convidam a registar, recolher, desenhar, catalogar e desvendar os segredos do mundo natural. As árvores, os arbustos e outras plantas, os cogumelos, as aves, os mamíferos, os anfíbios, os insetos e muitos outros animais vivem em locais específicos, com hábitos diferentes e relações entre si e o seu habitat. Vamos conhecê-los! 

Esta proposta baseia-se na oficina com o mesmo nome que tem estado disponível para escolas na programação do Serviço Educativo do Jardim Gulbenkian. Nesta versão digital estão disponíveis para download cinco atividades distintas.

Conceção: Vanda Vilela | Associação Traços na Paisagem | Fundação Calouste Gulbenkian

Aceda aqui aos recursos educativos “Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora”.

Recurso 1: Coleção/mesa de natureza
Nesta atividade, vamos aprender todos os passos para criar uma coleção de elementos naturais. Desde a seleção de contentores aos tipos de recolhas (e como recolher informação e catalogar as espécies encontradas), passando pelos utensílios a ter por perto. Esta é uma proposta de atividade prática, a desenvolver no exterior, que envolve passeio, recolha, registo e exposição. 

Recurso 2: Descobre! Árvores, aves, invertebrados
Neste tutorial disponibilizamos fichas de identificação de espécies para utilizar em passeios ao ar livre e propostas de utilização das fichas — altura ideal para o passeio, atitudes a adotar, material de acompanhamento e pesquisa, guias de identificação —, bem como ideias para atrair espécies (hotel de insetos, comedouro para aves, minicharcos).

Recurso 3: Herbário de folhas
Proposta de construção de um herbário na forma de livro-harmónio. Orientação na recolha (como e quando; aquilo que se pode ou não recolher) e na secagem/prensagem das folhas. Ideias para a catalogação e exposição do herbário. 

Recurso 4: Camuflagem
Esta é uma proposta de jogo para compreender o efeito da camuflagem. O que é a camuflagem? Que animais é que a utilizam, como e porquê? Jogo da camuflagem de rãs em origami. Passos para a construção e etapas do jogo. Proposta de construção de um minicharco para observações de camuflagem.

Recurso 5: Abz da biodiversidade
Este é um jogo de cartas com adivinhas. São 46 cartas para imprimir em cartolina e recortar — 23 adivinhas + 23 imagens. Divide-se o grupo ao meio e distribuem-se as imagens por um grupo, e as cartas com as adivinhas pelo outro grupo. Os pares têm de se descobrir mutuamente. Depois, é sugerida uma atividade de pesquisa mais detalhada acerca da solução sorteada e um registo gráfico ou construção 3D.