Cerimónia de assinatura do protocolo

Content links

Cerimónia de assinatura do protocolo

Realizou-se no dia 24 de outubro de 2022, a cerimónia de assinatura do protocolo para a implementação do Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz.

O Senhor Secretário de Estado da Educação, Dr. António Leite, a Senhora Subdiretora da Direção-Geral da Educação, Dra. Eulália Alexandre e o Coordenador do Domínio da Segurança, Defesa e Paz para a Cidadania e Desenvolvimento, Dr. Pedro Pereira, integrado na Direção de Serviços e Projetos Educativos,dirigida pelo Dr. José Carlos Sousa, marcaram presença na cerimónia de assinatura dos protocolos para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz com os vinte e um Municípios do distrito de  Santarém.

A cerimónia decorreu no Convento de São Francisco e contou com a presença da Senhor Ministra da Defesa Nacional, Doutora Helena Carreiras e demais altas entidades.

Nas intervenções efetuadas pelos representantes do Ministério da Educação foi realçada a importância da Estratégia Nacional de Educação Para a Cidadania (ENEC), o seu enquadramento com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os decretos-leis e portarias em vigor.

Foi, ainda, destacada a perspetiva intercomunicante dos domínios e as oportunidades de cruzamento com as Aprendizagens Essencias das disciplinas que compõem o currículo nacional.      

Este referencial, concebido no âmbito da ENEC, visa ser um documento essencial para que o domínio Segurança, Defesa e Paz alcance espaço curricular para uma abordagem integrada e holística, fazendo conexões entre os conhecimentos de natureza disciplinar, as estratégias de ensino e a defesa dos valores de uma cultura de segurança e paz.