Está aqui

Melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Iberoamericanas de Química

Content links

Melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Iberoamericanas de Química

Portugal teve o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Iberoamericanas de Química - duas Medalhas de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e todos os participantes nesta competição, em particular os alunos portugueses, pela sua prestação brilhante, obtendo:

- duas medalhas de ouro: André de Sousa Guimarães, do Externato Marista de Lisboa, e Armando L. M. Gomes Teixeira, da E. S. de Ermesinde;

- uma medalha de prata: Paulo M. Teixeira Cortesão, da E. S. Infanta D. Maria;

-  uma medalha de bronze: Diogo Mendes Sampaio, do Colégio do Ave.

A XXIV edição foi realizada nos dias 9-15 de setembro, na cidade do Porto, e contou com a presença de 59 estudantes de 17 países.

Portugal acolheu pela segunda vez uma edição das OIAQ, desta vez a organização ficou a cabo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em colaboração com a SPQ.

Contou com a participação de delegações enviadas por 17 países –Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela – num total de 59 estudantes. Os estudantes provaram os seus conhecimentos ao superarem duas provas­, teórica e laboratorial, cada com 5 horas de duração. Estas incidem sobre todas as áreas da Química – Analítica, Física, Inorgânica e Orgânica – contendo problemas interdisciplinares a um nível significativamente superior ao ensinado no ensino secundário.

As OIAQ, bem como as Olimpíadas Internacionais de Química realizadas em julho, surgem como o culminar de um ano de seleção e preparação. Após uma seleção inicial de 12 estudantes do 10º e 11º anos, através das Olimpíadas de Química+, estes são preparados nas várias vertentes da Química por docentes e alunos da Universidade de Aveiro. Estes incluem a Dra. Clara Magalhães, Dr. Francisco Freitas, Dra. Rita Ferreira, e Carlos Silva. Salienta-se também a colaboração da professora Alzira Rebelo do Colégio Internato dos Carvalhos.


Delegação portuguesa nas XXIV OIAQ: (da esquerda para a direita) Armando Teixeira, Diogo Sampaio, André Guimarães e Paulo Cortesão, acompanhados pelos mentores João Pereira e Vasco Batista da Universidade de Aveiro.