Clubes Ciência Viva na Escola - Webinars

Content links

Clubes Ciência Viva na Escola - Webinars

A iniciativa “Clubes Ciência Viva na Escola”, promovida pela DGE e pela Agência Ciência Viva, pretende potenciar a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, bem como a aquisição de competências ao nível da Ciência e da Tecnologia. São estabelecidas diversas parcerias entre os CCVnE e as instituições científicas e de ensino superior. Neste âmbito, apresentam-se 6 webinars, realizados com o objetivo de partilhar informação científica relevante, com aplicabilidade às temáticas relativas aos clubes. Assim, estes webinars pretendem ser potenciadores do trabalho a realizar ao nível dos CCVnE.

Hoje divulgamos os webinars "ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO", com o professor Paulo Torcato, e "VARIAÇÕES NATURAIS: BIODIVERSIDADE NUM MUNDO EM MUDANÇA", com a professora Doutora Cristina Branquinho.

Paulo Torcato é licenciado em Matemática Aplicada, Ramo Informática, pela Universidade Autónoma de Lis-boa. É membro do International Institute of Organized Research (I2OR - Índia), da Global Trainer Academy e da Sociedade Portuguesa de Matemática. Professor cooperante no Mestrado em Ensino-Informática do Instituto de Educação da Universi¬dade de Lisboa. Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE), desde agosto de 2016 e MIE Master Trainer, desde 2018. Embaixador do projeto Scientix, da European Schoolnet desde janeiro de 2018 até dezembro de 2020. Fundador e coordenador dos projetos “O Robot Ajuda!”(projeto pre¬miado como “Champion”, nos World Summit on the Information Society Prizes 2018-categoria “E-Science”) e aTTitude3D (Educar, Ensinar, Educar). Em fevereiro foi eleito, pelo Rotary Clube da Portela, “Profissional do Ano 2017/2818”. Em 2019, nos “Green ThinkerZ Awards” foi um dos 50 professores distinguido como “Innovative Educator” e, em 2020, foi um dos 100 professores distinguidos como “Distinguished Educator”. Em março de 2020 foi convidado para integrar Foremost Foundation onde exerce o cargo de “Research coordinator to the founder in head office” e em outubro, na Global Trainer Academy, passou a ser Certified Trainer na área de Robótica Educativa.

Cristina Branquinho é Professora Associada com Agregação de Ecologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. A sua investigação centra-se na compreensão da estrutura e funcionamento dos ecossistemas em resposta às diferentes alterações ambientais causadas pelas atividades humanas, como as alterações climáticas. Para isso usa os padrões de diversidade biológica para diagnosticar, avaliar e restaurar os ecossistemas e os serviços associados a diferentes escalas espaciais e temporais. 
Atualmente é Comissária da Exposição “Variações Naturais: Uma viagem pelas paisagens de Por¬tugal” no Museu Nacional de História Natural em Lisboa.