Clubes Ciência Viva na Escola - Webinars

Content links

Clubes Ciência Viva na Escola - Webinars

Webinar "E&D EM CIÊNCIA – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – E-LAB"

A iniciativa “Clubes Ciência Viva na Escola”, promovida pela DGE e pela Agência Ciência Viva, pretende potenciar a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, bem como a aquisição de competências ao nível da Ciência e da Tecnologia. São estabelecidas diversas parcerias entre os CCVnE e as instituições científicas e de ensino superior. Neste âmbito, apresentam-se 6 webinars, realizados com o objetivo de partilhar informação científica relevante, com aplicabilidade às temáticas relativas aos clubes. Assim, estes webinars pretendem ser potenciadores do trabalho a realizar ao nível dos CCVnE.

Hoje divulgamos o webinar "E&D EM CIÊNCIA – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – E-LAB", com o professor Doutor Horácio Fernandes.

Horácio Fernandes é professor associado do departamento de física do IST e investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear onde coordena a atividade científica no tokamak ISTTOK. Em 1999 criou o e-lab, laboratório remoto do IST, com acesso livre. Mantém uma regular participação em ações de divulgação e formação científicas através da Sociedade Portuguesa de Física entre outros. Exerceu vários cargos no IST e foi membro do “Technical Advisor Panel” da agência europeia para o ITER (F4E), sendo investigador-coordenador duma atividade de pesquisa da IAEA.  
Apresenta-nos o E-lab, uma ferramenta muito útil e inovadora para o ensino de atividades experimentais à distância, em especial para o Ensino Secundário.