Clubes de Filosofia “Penso, Logo Cresço”

Content links

Clubes de Filosofia “Penso, Logo Cresço”

Os Clubes de Filosofia “Penso, Logo Cresço”, destinados aos alunos dos 5.º e 6.º anos, não se intimidaram com a pandemia e o confinamento que têm condicionado as nossas escolas, e dinamizaram sessões online e presenciais sobre o tema do “AMOR” nas suas mais variadas vertentes, incluindo a sua relevância para a nossa vida. Destas sessões nasceu uma exposição intitulada “Corações a Filosofar”.

O repto a estes 7 clubes foi lançado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP), entidade coordenadora destes Clubes, desafiando-os a criar um coração gigante onde crescessem todas as perguntas, ou dúvidas, relacionadas com o amor. Procurou-se, assim, que os alunos expressassem os seus sentimentos, experiência, crítica e espera do amor. Eugénio Oliveira, presidente da APEFP, fez questão de referir em relação a esta atividade: “São momentos como estes que permitem levar a Filosofia à comunidade docente e não docente. São iniciativas de proximidade que fazem crescer o Amor pela Filosofia”.

Os 7 corações gigantes encontram-se em exposição em cada uma das Escolas Básicas dos 2.º e 3.º ciclos dos Agrupamentos de Escolas do Município da Maia e podem ser apreciados a partir do link: https://www.cm-maia.pt/educacao-e-ciencia/noticia-69/clubes-de-filosofia-coracoes-a-filosofar