Colóquio WORKING CLIL – Online

Content links

Colóquio WORKING CLIL – Online

26-27 de março de 2021

A Direção-Geral da Educação retoma a divulgação deste evento, que será realizado inteiramente online nos dias 26 e 27 de março de 2021.

Promovido pelo CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, este colóquio, realizado bianualmente, reúne docentes, formadores e investigadores convidados a partilhar a sua visão em torno de questões centrais no âmbito de Content and Language Integrated Learning - CLIL (aprendizagem integrada de conteúdos e língua), uma abordagem que continua em crescimento por todo o mundo e em todos os níveis de educação e ensino. 

Dinamizado em língua inglesa, o colóquio conta com um conjunto de workshops e posters, que assumem especial relevância para docentes de todos os níveis de educação e ensino que dinamizem ou tenham interessem em dinamizar ofertas desta natureza.

O evento encontra-se em processo de acreditação, enquanto curso de formação contínua de professores (25 horas), pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), podendo vir a relevar, de acordo com o n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação de Professores, para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário.

Mais se informa que o evento conta com dois oradores principais de renome internacional: 

David Marsh1, da University of Jyväskylä, Finlândia, especialista de referência no âmbito da aprendizagem de línguas, da diversidade linguística e do ensino bilingue desde a década de oitenta;

Ana Llinares2, da Universidad Autónoma de Madrid (UAM), coordena o grupo de investigação UAM-CLIL (http://www.uam-clil.org) e tem diversas publicações sobre CLIL no âmbito dos ensinos básico e secundário. 

Pela relevância do tema no contexto educativo nacional, onde as ofertas de educação/ensino bilingue e de CLIL têm suscitado cada vez mais interesse, a Direção-Geral da Educação, que coordena a implementação de ofertas de CLIL nas línguas espanhola, francesa e inglesa no sistema educativo português, junto de parceiros nacionais e internacionais, apoia este evento.  

Para informação adicional, incluindo inscrição e programa visite o website oficial do colóquio

 

1 Informação adicional disponível em https://davidmarsh.education/
2 Informação adicional disponível em https://uam-clil.org/ana-llinares/