Combate à desinformação e promoção da literacia digital

Content links

Combate à desinformação e promoção da literacia digital

A Comissão Europeia acaba de divulgar um conjunto de orientações destinadas a professores e educadores para o combate à desinformação e à promoção da literacia digital através da educação, com orientações práticas, incluindo definições técnicas de conceitos técnicos, planos de atividades e recomendações para incentivar hábitos em linha saudáveis. Este conjunto de ferramentas irão permitir desenvolver competências de literacia digital e combater a desinformação, permitindo aos jovens navegar em segurança no mundo digital.

Estas orientações foram elaboradas por um Grupo de Peritos da Comissão Europeia, no qual Portugal esteve representado. Visam gerar uma compreensão mais ampla da literacia digital alcançada através da educação e formação, promovendo uma utilização responsável e segura das tecnologias digitais e fomentar uma melhor sensibilização e conhecimento do público relativamente à desinformação.

As orientações fazem parte do Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 e do Plano de Ação para a Democracia Europeia da Comissão Europeia, que irão contribuir para a realização do Espaço Europeu da Educação até 2025. Para além destes contributos, as orientações complementam o trabalho que a Comissão Europeia está a realizar para combater a desinformação através do Programa Erasmus +, do Corpo Europeu de Solidariedade e da iniciativa eTwinning.

O documento das orientações encontra-se disponível em inglês, francês, búlgaro e alemão, mas em breve será traduzido para todas as línguas oficiais da UE.

Mais informações.

Aceda ao documento.