Concurso Artistas Digitais – XXIII Edição (2023-2024)

Content links

Concurso Artistas Digitais – XXIII Edição (2023-2024)

50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia

A XXIII edição do concurso Artistas Digitais, organizada pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra (CCEMS) em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos).

Em 2024 comemoram-se os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a chamada “Revolução dos Cravos” liderada por oficiais do exército  que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos de ditadura e permitiu iniciar uma nova era, em liberdade e democracia.

Desde 1974 o país ficou diferente, mais moderno, aberto ao mundo e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada.

No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias.

O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas. Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:

  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?
  • Que liberdade é esta?
  • Que significado lhe atribuímos?
  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?
  • Qual é a cor da democracia hoje?
  • Ela tem som?
  • Sente-se? Cheira a quê?

Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.

Pretende-se que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.

Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel).

Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).

Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu.

Os alunos premiados e os respetivos professores receberão também livros, diplomas e um troféu.

Os trabalhos premiados serão divulgados no site da iniciativa

Consultem Regulamento XXIII Edição 2023/2024 - Artistas Digitais - CCEMS e surpreendam-nos com a vossa criatividade.

Prazo de envio dos desenhos: 31 de julho de 2024.