Concurso “Ideias para um Território Sustentável”

Content links

Concurso “Ideias para um Território Sustentável”

Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis

Decorre, até ao dia 10 de maio, o prazo para submissão das propostas para o concurso “Ideias Para um Território Sustentável”, no âmbito do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis, destinado aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico das escolas de todo o país.

Este concurso desafia os alunos a contribuírem com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, na relação que este estabelece com a paisagem e o território envolvente.  

Pretende-se que seja desenvolvido um estudo sobre a escola e a sua interação com o território circundante, analisado em três momentos distintos: o passado (há 100 anos), o presente e o futuro (daqui a 100 anos). Através desta abordagem temporal, os alunos são incentivados a compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a avaliar o estado atual e a realizar, num quarto momento, um projeto, sempre com o foco na sustentabilidade. As ideias podem ser expressas por meio de várias formas de representação, permitindo aos alunos utilizar a sua criatividade para comunicar as suas visões, ideias e soluções.

Os resultados serão divulgados a 22 de maio. A entrega de prémios ocorrerá num evento a realizar em Matosinhos na casa da Arquitetura no dia 28 de maio.

Consulta do regulamento e inscrição.

Concurso.

Vídeo promocional