Concurso Internacional “Ao redor da Ibero-América 2021”

Content links

Concurso Internacional “Ao redor da Ibero-América 2021”

A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Veolia lançam o Concurso Internacional “Ao redor da Ibero-América 2021”. Esta é uma iniciativa que decorre em simultâneo em dez países da região ibero-americana e desafia os alunos do 5.º ano de escolaridade a agir para a sustentabilidade dos ecossistemas.

A OEI e o Grupo Veolia lançaram, no dia 22 de abril, Dia Internacional da Terra, a edição portuguesa do concurso internacional “Ao redor da Ibero-América”, sob o tema “a sustentabilidade dos ecossistemas”.

A atividade dirige-se a alunos do 5.º ano de escolaridade, entre os 10 e os 11 anos, e faz parte de um programa de educação ambiental desenvolvido pelas duas entidades, desde 2012, tendo abrangido mais de 200.000 estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Perú. A edição de 2021 conta também com a participação de Portugal e Espanha.

A prova integra-se num programa de educação ambiental e cidadania e constitui-se em duas fases:

• a primeira, que teve início a 22 de abril, é dirigida aos professores, nomeadamente aos de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, e Educação Tecnológica. Consiste numa proposta de conteúdos e atividades com o objetivo de enquadrar os alunos nas temáticas da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas;
• a segunda é dirigida aos alunos, desafiando-os a desenvolver um projeto que contribua para que a comunidade onde estão inseridos se torne mais sustentável. De seguida, cada aluno deve elaborar um vídeo onde resuma o projeto e todo o processo de implementação. A data final de envio do vídeo é 31 de julho de 2021.

Cada país seleciona três finalistas nacionais, que entram numa fase de concurso regional (América Latina e Península Ibérica). No final, escolhe-se o vencedor de cada país.

Até ao ano de 2019, o prémio consistiu numa viagem. Todos os vencedores, dos vários países, viajavam para um local emblemático proporcionando-lhes uma experiência única aliando sempre a interculturalidade e a preservação do ambiente.

Em contexto de pandemia da Covid-19, e com as restrições às viagens impostas pelos vários países, os prémios da edição 2021 foram adaptados no sentido de reforçar os recursos digitais dos alunos e escolas vencedores. O melhor projeto, de cada país, será premiado com um computador, uma impressora e um curso em linha, com o objetivo de melhorar as competências digitais do aluno. A escola do aluno vencedor receberá três computadores e uma impressora.  Em novembro deste ano, está previsto um encontro digital entre todos os vencedores dos nove países.

O concurso “Ao redor da Ibero-América” é coerente com os princípios e valores inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, com as orientações curriculares para o Ensino Básico constantes das Aprendizagens Essenciais, bem como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Contribui ainda para o conhecimento e o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Os conteúdos, calendário do concurso e condições de participação encontram-se disponíveis aqui

 

Fonte: OEI