Concurso Juvenes Translatores 2021

Content links

Concurso Juvenes Translatores 2021

O 15.º concurso de tradução Juvenes Translatores, dinamizado pela União Europeia para os alunos do Secundário nascidos em 2004, terá lugar no dia 25 de novembro de 2021.

Todos os anos, cerca de 3000 alunos de toda a União Europeia traduzem um texto de uma página a partir de uma das 24 línguas oficiais da EU para outra dessas línguas. O objetivo é promover a aprendizagem das línguas e inspirar jovens linguistas, preparando-os melhor para o mercado de trabalho e abrindo-lhes novas perspetivas nos seus países de origem e no estrangeiro.

O tema para este ano será «Vamos avançar no bom caminho – rumo a um futuro mais verde». O concurso interpelará os estudantes acerca dos seus pontos de vista sobre o futuro da EU – incluindo a dimensão ecológica – e o papel que a tradução e a aprendizagem das línguas desempenham na eliminação das barreiras entre as pessoas e as culturas, esperando-se que os incentive ainda a contribuírem ativamente para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

As provas serão corrigidas por tradutores profissionais da Comissão Europeia, que selecionarão uma tradução vencedora para cada país da EU. Os 27 vencedores ganharão uma viagem de três dias a Bruxelas (se a condição sanitária o permitir) e receberão uma recordação.

As inscrições para as escolas decorrerão entre 2 de setembro e 20 de outubro de 2021.

Mais informações no Folheto Informativo e em Juvenes Translatores.