Conferência Internacional “O Valor da Colaboração: o que aprendemos com a pandemia?”

Content links

Conferência Internacional “O Valor da Colaboração: o que aprendemos com a pandemia?”

 

Fundação Calouste Gulbenkian | 15 de novembro | 09h30

De uma forma inesperada, durante meses, fomos desafiados até ao limite na nossa forma de vida social, económica e cultural, condicionados pelos efeitos da pandemia. Dos confinamentos ao distanciamento social, das máscaras ao encerramento de muitas atividades, do teletrabalho à vacinação maciça, do “vai correr tudo bem” às muitas experiências de luto e sofrimento, muito aconteceu.  

Importa agora começar a registar aprendizagens que foram salientes em vários sectores. De que forma é que o valor da colaboração foi evidente na Educação, na Saúde, no Social ou na Ciência? Como se articularam os vários atores para dar respostas integradas a esses desafios? Que fatores preexistentes facilitaram/ dificultaram essa resposta colaborativa? Para uma crise futura – pandémica ou de outro tipo – como nos podemos preparar em termos de “software” colaborativo na sociedade portuguesa? Como poderemos direcionar ferramentas tão importantes como o PRR ou o Portugal 2030 para esse fim?  

As respostas a estas – e outras – questões podem ajudar-nos no reforço urgente do crescimento da cultura colaborativa na nossa sociedade. Em linha com o trabalho realizado, nos últimos anos, pelo Fórum para a Governação Integrada, esta Conferência visa consolidar os vínculos entre os promotores do Fórum e todo o tecido organizacional do país, seja no domínio do setor público, seja no domínio social.

Para mais informações, aceda à página da Conferência

 

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian