Crianças refugiadas da Ucrânia - Concurso de apoio financeiro à criação de Grupos Aprender Brincar Crescer

Content links

Crianças refugiadas da Ucrânia - Concurso de apoio financeiro à criação de Grupos Aprender Brincar Crescer

Um Grupo Aprender Brincar Crescer (GABC) é um conjunto de cuidadores (pai, mãe, avós, tios, primos, irmãos, etc.) e suas crianças que se reúnem duas vezes por semana, em determinado espaço para interagirem e brincarem em conjunto. Cada sessão GABC é dinamizada por duas monitoras ou monitores que promovem contextos de socialização e de experimentação culturalmente sensíveis e estimulantes, favoráveis à aprendizagem das crianças e à capacitação dos cuidadores. Mais informações sobre os GABC em: www.gruposabc.pt.

No atual contexto da crise humanitária na Ucrânia e considerando que Portugal tem acolhido diversas famílias com crianças pequenas, a abordagem educativa dos GABC apresenta-se como facilitadora do acolhimento e inclusão das crianças até aos 6 anos de idade e dos seus cuidadores.

Neste sentido, a Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza um concurso de âmbito nacional, destinado a financiar projetos no âmbito dos Grupos Aprender Brincar Crescer destinados a crianças refugiadas sem resposta de creche ou jardim de infância, e suas famílias, designadamente as ucranianas. 

Abertura: 07 abr 2022 / 10:00

Encerramento: 20 abr 2022 / 12:00

Mais informações em: Grupos ABC - Fundação Calouste Gulbenkian