Curso de formação - “Referencial de Educação para a Saúde e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

Content links

Curso de formação - “Referencial de Educação para a Saúde e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

A DGE informa que vai realizar o curso de formação de 25 horas, intitulado “Referencial de Educação para a Saúde e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”, com o registo de formação CCPFC/ACC - 106746/19, tendo por objetivo capacitar/dotar docentes para replicarem a formação de pares na utilização do Referencial de Educação para a Saúde, como uma ferramenta universal para o progresso nesta área e que ajudem os alunos no desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas e socio emocionais e promova a literacia em saúde, contribuindo assim, para uma cidadania mais ativa e consciente.

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Básico, Secundário e Especial.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

As inscrições decorrerão entre 22 de fevereiro e 8 de março.  

Local: formação a distância

Critérios de seleção:
Pertencer à NUT II – Norte (Lecionar num AE/escola não Agrupada que pertença à NUT II – Norte)
Data de inscrição

Procedimentos
 
Se ainda não se registou no Portal de Gestão da Formação da DGE deve aceder a: http://formacao.dge.min-educ.pt, escolher a opção Registo de Formando/Formador (conta) e preencher o formulário eletrónico a que têm acesso, tendo em conta que:
 
• Deve sinalizar que tomou conhecimento autorizar o texto referente à Declaração de Consentimento de Dados Pessoais.
• O “Nome de utilizador” não pode ter espaços e não deve ser apenas o nome próprio;
• As perguntas assinaladas com asterisco são de resposta obrigatória;
• As datas devem ser introduzidas utilizando o calendário na lateral da área correspondente. Para percorrer o calendário de forma mais célere sugere-se que clique no mês e depois no ano utilizando, em seguida, as setas à direita e à esquerda para selecionar o ano pretendido;
• O Número de BI/Cartão de Cidadão deve ter 8 dígitos pelo que o deve inserir tal como consta do cartão mesmo sendo o primeiro dígito um zero;
• A indicação de um contacto telefónico é obrigatória, pelo que se só têm telemóvel, deverá repetir a indicação do seu número nos campos Telefone e Telemóvel;
• O IBAN não é um campo obrigatório e ao utilizar uma formatação não prevista pode impedir o “guardar” da informação. 
• A mensagem gerada pelo sistema “utilizador já registado” significa que já existe outro utilizador registado com o “nome de utilizador” que indicou pelo que deverá escolher outro;
• Não deverá ter a aplicação aberta mais e 45 minutos;
• Deve limpar o histórico do browser antes de iniciar o preenchimento dos dados.

No final do preenchimento do formulário eletrónico, deve pressionar o botão Registar. Se lhe for apresentada a seguinte mensagem: Registo efetuado com sucesso! Por favor verifique o seu email para validar a conta (caso não o receba no prazo de 3 horas, envie um mail a solicitar a ativação do seu registo, indicando o nome de utilizador com que se registou). 
Deverá verificar a sua caixa de correio eletrónico (inclusive o spam) e ‘clicar’ na hiperligação que lhe foi enviada para ativar a sua conta, sendo reencaminhado de volta para o site da formação e mostrada a informação de confirmação de registo bem-sucedido: Utilizador ativado com sucesso. 

         Futuros acessos à sua área pessoal do sistema deve ser efetuado utilizando o link http://formacao.dge.min-educ.pt. A hiperligação que lhe foi enviada para ativação de conta deve ser utilizada apenas uma vez, para validação.

Se já está registado no Portal de Formação da DGE
Inscrição na Ação/Turma
:
 
Para se inscrever na turma, deve fazê-lo através dos links:

Porto - https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1748668/enroll
Braga - https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/2749466/enroll 

utilizando o nome de utilizador e palavra-passe com que se registou. No ato de inscrição deve selecionar como “1.ª escolha” e guardar.
 
Caso tenha dificuldades, pode contactar-nos para o e-mail formacao@dge.mec.pt